Gab. A
O fim do milagre
O crescimento econômico brasileiro começou a diminuir a partir de 1974 com uma crise mundial provocada pelo “choque do petróleo”. O elevado aumento do petróleo no mercado mundial afetou diretamente a economia brasileira. Os combustíveis derivados do petróleo aumentaram muito, elevando ainda mais a inflação.
A balança comercial brasileira ficou com déficit elevado em função da importação de petróleo a preços exorbitantes.
Os investimentos externos e internos diminuíram significativamente, prejudicando o avanço da economia nos níveis anteriores. Entre os anos de 1974 e 1979, o PIB brasileiro passou a crescer na média de 6,5%, diminuindo a geração de empregos e a massa salarial. Este fato fez com que houvesse uma significativa diminuição do consumo interno, prejudicando as empresas nacionais voltadas para o mercado nacional.
fonte: https://www.suapesquisa.com/ditadura/milagre_economico.htm
Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho, para comentar esta questão de Economia Brasileira.
Durante o período do Milagre Econômico, o Brasil cresceu a 11% ao ano em média, com uma queda da taxa de inflação e um balanço de pagamentos superavitários, derivados de superávits comerciais e crescimento das reservas internacionais do país.
No campo da política fiscal, houve redução do déficit público e políticas salariais austeras. Houve também o fortalecimento das empresas privadas e a ampliação do mercado interno.
A "festa" acabou quando houve a primeira crise do petróleo, pois o petróleo representava mais de 40% das nossas fontes de energia primária e nós importávamos 80% do que consumíamos de petróleo.
Derivado da crise do petróleo, o preço do combustível chegou a quadruplicar, o que representaram um baque na nossa capacidade de importação do produto e, por decorrência, do nosso crescimento econômico.
Gabarito do Professor: Letra A.