SóProvas


ID
2910841
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Durante o governo Collor (1990-1992) foram adotados dois planos econômicos que tinham como objetivo principal o combate à inflação. Comparando-se o conteúdo e as conjunturas desses dois planos tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Plano Collor 1:

    Poupança retida para quem tivesse depósitos acima de 50.000 cruzeiros novos (atualmente, 5000 a 8000 reais); os preços deveriam voltar aos valores de 12 de março; mudança da moeda: de cruzados novos para cruzeiros, sem alterações de zeros; início do processo de privatização de estatais; reforma administrativa com o fechamento de ministérios, autarquias e empresas públicas; demissão de funcionários públicos; abertura do mercado brasileiro ao exterior com a extinção de subsídios do governo; flutuação cambial sob controle do governo.

    Plano Collor 2:

    Aumento de tarifas públicas para os Correios, energia e transporte ferroviário; fim do overnight e criação do Fundo de Aplicações Financeiras (FAF); criação Taxa de Referência de Juros (TR).

    fonte: https://www.todamateria.com.br/plano-collor/

  • RESOLUÇÃO:

    a) Não mesmo! O Plano Collor II tinha um grande enfoque na questão fiscal. Aliás, o ajuste fiscal era seu principal

    instrumento. Ele propunha que o ajuste seria seguido por revisão das expectativas, que propiciariam novo ajuste

    e assim sucessivamente. Inclusive, essa estratégia ficou conhecida como neogradualismo.

    b) Verdade! Vimos bem isso na aula! A virada dos anos 80 para os anos 90 marca uma guinada liberal no contexto

    internacional, com ideias de desestatização e maior rigor fiscal, com o marco do Consenso de Washington.

    c) É exatamente o contrário! O “sequestro” foi no Collor I e o ajuste fiscal como política central foi no II.

    d) Eita! Muito longe disso! Na virada para os anos 1990, vínhamos de uma década muito ruim, com as contas

    públicas em "frangalhos" e endividamento público em alta.

    e) Errado. O Plano Collor II TAMBÉM teve congelamento de preços. É claro que a essa altura, depois de tantos,

    congelamentos, essas medidas já não gozavam de qualquer credibilidade junto ao público. Por isso, isso pouco

    marcou o plano.

    Resposta: B

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira!

    As décadas anteriores foram marcadas por um modelo de desenvolvimento baseado naquelas ideias defendidas pela CEPAL, com ênfase no Processo de Substituição de Importações.

    Esse modelo consistia na participação direta do Estado na oferta da infraestrutura econômica e em alguns setores considerados estratégicos, na elevada proteção à indústria nacional, seja com tarifas, seja com várias barreiras não tarifárias e na concessão de crédito em condições bastante favoráveis. Ocorre que os anos 1980 marcam o esgotamento deste modelo. Na década de 80, nosso PIB per capita encolheu, ficamos tecnologicamente para trás e especialmente nossa produção de bens de capital caiu.

    O Governo Collor marca o início de uma mudança de rumo, sobretudo no que diz respeito a privatizações e abertura comercial, adotando o liberalismo econômico. A ideia era estimular a competição e a competitividade da indústria nacional e, ao mesmo tempo, reduzir o elevado déficit público.

    Vamos às alternativas:

    a) Incorreta. De fato, o Plano Collor I buscava romper a indexação da economia (aliás, não só o I, como o Plano Collor II também). No entanto, tanto o Collor I quanto o Collor II tinham alta carga fiscal, com privatizações, redução do déficit público, demissão de servidores, aumento de tributos, extinção de autarquias e fundações, etc.

    b) Correta. A década de 80 foi um década marcada pela ampliação das ideias liberais ao redor do mundo, principalmente pela liderança de Margareth Thatcher, na Inglaterra, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos. Essas ideias se espalharam globalmente até chegarem ao Brasil na década de 90 e encontrarem eco em Fernando Collor que introduziu parte da agente liberal no Brasil, a exemplo das privatizações e da abertura comercial.

    c) Incorreta. De fato, o Plano Collor I teve forte ajuste fiscal, mas o "sequestro dos ativos financeiros " (popularmente conhecido como "confisco da poupança) ocorreu no Collor I e não o Plano Collor II, como afirmou a questão.

    d) Incorreta. Pelo contrário. Os planos Collor I e Collor II foram instituídos em um cenário de alto déficit público brasileiro. Daí a ideia do Governo de privatizações para redução de gastos.

    e) Incorreta. "Plano Brasil Novo" é o nome oficial do Plano Collor I, que visava desindexar a economia pelo choque de liquidez (tanto é que houve confisco da poupança). No entanto, tanto o plano Collor I quanto o Collor II se basearam no congelamento de preços e salários.


    Gabarito do Professor: Letra B.