O rastejo consiste em movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude, caracterizando uma deformação plástica, sem geometria e superfície de ruptura definidas. Ocorrem geralmente em horizontes superficiais de solo e de transição solo/rocha, como também em rochas alteradas e fraturadas.
A ocorrência de rastejo pode ser identificada através da observação de indícios indiretos, tais como: encurvamento de árvores, postes e cercas, fraturamento da superfície do solo e de pavimentos, além do "embarrigamento" de muros de arrimo. Fonte: Unesp
a) ERRADO. O valor do ângulo de atrito interno de solos argilos varia entre 5 e 10° (muito baixo).
b) ERRADO. A principal força de tração que causa movimentos gravitacionais de massas é a força de cisalhamento.
c) ERRADO. O rastejo consiste em movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude. Ocorrem geralmente em horizontes superficiais de solo e de transição solo/rocha, como também em rochas alteradas e fraturadas. Ou seja, não atinge a rocha sã.
D) CORRETA. A Pressão neutra (ou pressão da água) diminui a tensão efetiva entre as partículas, reduzindo a resistência ao cisalhamento, e consequentemente, o atrito interno.
E) ERRADO para a banca. CORRETA para mim. Escorregamentos translacionais (sinônimo de planar) comumente ocorrem ao longo de descontinuidades geológicas tais como falhas, junções, superfícies, estratificações, ou o ponto de contato entre rocha e solo. Esta alternativa, ao meu ver, também está correta.