SóProvas


ID
2911882
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, fundacional e autárquica, na forma do Decreto 5.707 / 2006, preconiza:


I. O desenvolvimento – por meio de capacitações permanentes - como forma de melhorar a qualidade, eficiência e eficácia dos serviços públicos federais, e a racionalização, controle e efetividade dos gastos com capacitações de pessoal;

II. A vinculação da capacitação dos servidores à sua promoção profissional, considerando o desempenho e a avaliação de resultados como fatores complementares e, de forma específica, a designação da ENAP como responsável pela capacitação de servidores para exercer cargos de direção e assessoramento superiores;

III. A vedação da extensão das modalidades de treinamento e desenvolvimento aos servidores federais redistribuídos e servidores que ingressarem no serviço público sem vínculo efetivo com a administração pública;

IV. O estabelecimento do plano anual de capacitação, do relatório de execução do plano anual de capacitação e do sistema de gestão por competências como instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, devendo os relatórios anuais ser avaliados por um Comitê Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, habilitado legalmente para zelar pela observância do decreto 5.707/2006.

V. A exclusão de programas de formação strictu sensu do plano de capacitação anual, nas modalidades de Mestrado e Doutorado, em virtude de sua longa duração, e necessidade de afastamento dos servidores nestas modalidades de Treinamento.


Das asserções acima, podem ser consideradas INCORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, gab. A

  • Não tenho fundamento para comentar as assertivas, mas é possível respondê-las sem o referido decreto.

    As asserções III e V tratam capacitações que irão beneficiar o órgão ou a entidade do servidor, a fim de prestar um atendimento de melhor qualidade para a população. Por isso que as EXCLUIR prejudica a boa continuidade dos serviços públicos e afeta a produtividade do órgão para com a população.

    Obs: não precisam postar o gabarito, pois é só ir em Estatísticas que lá vocês verão a alternativa correta, inclusive para quem não é assinante.

  • Gabarito letra A)

    Sobre o Item II - Art. 6o Os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão incluir em seus planos de capacitação ações voltadas à habilitação de seus servidores para o exercício de cargos de direção e assessoramento superiores, as quais terão, na forma do art. 9o da Lei no 7.834, de 6 de outubro de 1989, prioridade nos programas de desenvolvimento de recursos humanos.

    Parágrafo único. Caberá à ENAP promover, elaborar e executar ações de capacitação para os fins do disposto no caput, bem assim a coordenação e supervisão dos programas de capacitação gerencial de pessoal civil executados pelas demais escolas de governo da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

  • item II na verdade seria a vinculação da promoção à capacitação..... "incentivar a inclusão das atividades de capacitação como requisito para a promoção funcional do servidor nas carreiras da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e assegurar a ele a participação nessas atividades". Quem conhece o decreto erra esta questão