SóProvas


ID
2911930
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Leis Orçamentárias, a saber a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), que ano a ano estima a receita e fixa despesas governamentais em blocos distintos, juntamente com o PPA (Plano Plurianual) instrumentalizam a gestão orçamentária e financeira governamental. A arrecadação prevista na LOA é possível pela tributação a partir da cobrança de impostos, taxas e contribuições, condicionando diretamente a aptidão para executar o que foi programado. Sobre as leis orçamentárias, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    As leis orçamentárias são leis ordinárias! Cuidado pra não confundir: a lei que organiza o direito financeiro é complementar, as leis orçamentárias são ordinárias (PPA, LOA, LDO e Créditos Adicionais)

  • GAB: B

    PPA, LDO e LOA são leis ORDINÁRIAS.

  • Resposta Letra B errada são leis ordinárias

    A. Correta § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

            I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público;

            II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

            III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.

    C. Correta : A vigência da LDO depende da data de sua publicação. Normalmente, ela entra em vigor após 17 de julho de um exercício e permanece até 31 de dezembro do exercício seguinte, 

    ultrapassando portanto, o período de um ano. No primeiro ano de sua vigência, a LDO cumprirá a função de orientar  elaboração da LOA .Já num segundo momento, ela irá estabelecer as Metas e Prioridades da administração pública.

    D. Correta artigo 165 da Constituição Federal prevê a existência de três leis orçamentárias: PPA

    (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual). 

    E. Correta o PPA, que possui maior duração e abrangência, estabelece normas que serão desdobradas na LDO e na LOA. Por sua vez a LDO, pois fixa parâmetros gerais para a orientação da LOA. São interrelacionadas.

  • As leis orçamentárias são leis ordinárias, mas determinadas matérias sobre elas serão reguladas por lei complementar, que sequer foi editada.

  • A LRF 101/00 É COMPLEMENTAR DA CF 88 ( FINANÇAS PÚBLICAS E RESPONSABILIZAÇÃO )

    A 4320/64 NÃO É LEI COMPLEMENTAR, E ESTÁ PREVISTA NA CF DE 46, ( ESTA SIM É DE DIREITO FINANCEIRO) 

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Instrumentos de Planejamento e Orçamento

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), entre as alternativas trazidas pela questão, devemos identificar a incorreta. Vejamos:

     

    A) A LOA contempla o orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos estatais.

    Certa! A LOA, embora seja uma única peça orçamentária (uma única Lei), contempla três suborçamentos: 1) orçamento fiscal; 2) orçamento da seguridade social; e 3) orçamento de investimentos das estatais.

     

    B) São instituídas por leis complementares, independentes em cada unidade federativa, sendo cada Estado responsável por sua inovação legislativa;

    Errada! Embora de fato cada estado seja responsável pela elaboração dos seus próprios instrumentos de planejamento e orçamento (PPA, LDO e LOA), tanto o Plano Plurianual quanto a LDO e LOA são instituídos por leis ordinárias, e não por leis complementares como menciona a alternativa.

     

    C) A LDO tem transversalidade e vai além do aspecto orçamentário, porque tem projeção futura e entre ciclos de governo, diferentemente da LOA.

    Certa! Segundo o art. 165, § 2.º da CF/88, a LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Além das disposições constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece, em seu art. 4.º, § 1.º, que integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. Portanto, pelos dispositivos citados, é possível identificar a transversalidade da LDO, porém, tal transversalidade não é percebida na LOA, a qual cabe prever receitas e fixar despesas para cada exercício financeiro.

     

    D) A LDO e a LOA são desdobramentos da regulamentação do art. 165 da Constituição Federal

    Certa! O art. 65 da CF/88 dispõe que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; e III - os orçamentos anuais. Portanto, as referidas leis são desdobramento do referido dispositivo constitucional.

     

    E) São inter-relacionadas, devendo ser compatíveis

    Certo! Os instrumentos de planejamento e orçamento (PPA, LDO e LOA), embora cada um seja tratado em uma lei específica, não trabalham isoladamente. Isto é, os instrumentos de planejamento e orçamento devem ser integrados e compatíveis entre si.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B"