SóProvas


ID
2912680
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Anexo 03 da portaria n° 2095/2013 do GM/MS, que trata do Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- FORMULÁRIO SEM PAUTA

    C-PRESCRITOR ANOTE NA PRESCRIÇÃO

    D- PREFERIR EV EM VEZ DE IV

    E- NECESSITA SER ESCRITA

  • a) recomenda-se a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade. Nesses casos, recomenda-se para impressão, o uso de formulários SEM pauta para evitar erros de medicação ocasionados pelo encontro das linhas com letras e números da prescrição. 

    B) as doses dos medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância deverão ser conferidas com dupla checagem na fase dos cálculos para prescrição e análise farmacêutica da prescrição para dispensação.

    C) para medicamentos cujas doses são dependentes de peso, superfície corporal e clearance de creatinina, recomenda-se que o prescritor anote tais informações no PRESCRIÇÃO, para facilitar a análise farmacêutica

    D) caso exista padronização de abreviatura para via de administração, preferir o uso de EV (endovenosa) EM VEZ DE IV (intravenosa) em função do risco de erro de interpretação do “IV” como “IM”, sobretudo quando associado a pouca legibilidade da prescrição.

    E) as prescrições verbais devem ser restritas às situações de urgência/emergência, devendo ser imediatamente escritas no formulário da prescrição após a administração do medicamento.

    Para estudo, a mesma Portaria também afirma:

    O uso de impressão frente e verso para prescrição não é recomendado, pelo elevado risco de omissão (não cumprimento integral da prescrição).

    A utilização de prescrição pré-digitada é uma opção que pode diminuir alguns tipos de erros de medicação . A prescrição manual pode levar a elevado número de erros, ainda que parte delas possa ser legível.