SóProvas


ID
2912797
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Analise as assertivas de I a III, em relação as diferenças entre a auditoria interna e a auditoria externa, e em seguida, marque a alternativa CORRETA:


I. Na auditoria interna o foco principal e o auxílio à alta administração na sua gestão, enquanto que na auditoria externa, o objetivo maior é a garantia da fidedignidade das Demonstrações Contábeis.

II. Em geral o destino dos trabalhos do auditor interno são os sócios, a diretoria, os conselhos administrativos, fiscal por exemplo, e para os auditores externos, podemos destacar como destino principal das conclusões do seu trabalho os acionistas, credores e a sociedade.

III. O grau de independência é, em todos os sentidos, o mesmo, em relação aos auditores internos e externos.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B"

    Entretanto não concordo com a expressão da alternativa I "[...]  na auditoria externa, o objetivo maior é a garantia da fidedignidade das Demonstrações Contábeis"

    Eu diria que a auditoria independente procura dar mais credibilidade, mais confiança às informações evidenciadas nas DC's e não garantir a fidedignidade.

  • O trabalho do auditor é de asseguração razoável, em relação à análise das DC's. Não se pode GARANTIR a fidedignidade das demonstrações (há limitações inerentes ao trabalho do auditor que impedem tal garantia).

  • De acordo com o enunciado o candidato deve demonstrar conhecimento acerca das diferenças entre auditoria interna e auditoria externa.


    Vejamos as assertivas:


    I. Na auditoria interna o foco principal é o auxílio à alta administração na sua gestão, enquanto que na auditoria externa, o objetivo maior é a garantia da fidedignidade das Demonstrações Contábeis.

    Certo. Auditoria interna é uma atividade destinada a observar, indagar, questionar, checar e propor alterações e procedimentos, auxiliando dessa forma a alta administração na sua gestão. A auditoria externa analisa as demonstrações contábeis da empresa, para apontar, por meio de um parecer, se estas estão de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade e com as normas contábeis brasileiras.


    II. Em geral o destino dos trabalhos do auditor interno são os sócios, a diretoria, os conselhos administrativos, fiscal, por exemplo, e para os auditores externos, podemos destacar como destino principal das conclusões do seu trabalho os acionistas, credores e a sociedade.

    Certo. A atividade de auditoria interna refere-se ao controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles e apresentar os resultados aos profissionais da empresa. A atividade de auditoria externa examina e atesta a integridade, adequação e veracidade das contas de uma companhia e seu resultado é direcionado a atores externos à empresa.


    III. O grau de independência é, em todos os sentidos, o mesmo, em relação aos auditores internos e externos.

    Errado. A auditoria externa possui um maior grau de independência, pois é realizada por uma equipe profissional especializada, contratada especificamente para a tarefa, não possuindo relação com a empresa auditada. Ou seja, se trata de uma auditoria independente, apresentando assim resultados isentos de interesse ou influência da empresa.



    Gabarito do Professor: Letra B.