A
após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície vertical rígida, com muita vibração. Durante as primeiras 4 horas (no caso de corpos de prova cilíndricos), ou 12 horas (no caso de corpos-de-prova prismáticos), todos os corpos de prova devem ser armazenados em local desprotegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.
B
após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra ação que possa perturbar o concreto. Durante pelo menos as primeiras 24 horas, para corpos de prova cilíndricos, e 48 horas. Para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto. Em casos especiais, os corpos de prova podem ser desmoldados em idades mais recentes, e esse fato, pode constar no relatório do ensaio.
C
a NBR 5739 (ABNT, 2018), não indica procedimentos e cuidados para realização correta da cura inicial das amostras de concreto.
D
após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície vertical rígida, com muita vibração. Durante as primeiras 3 horas (no caso de corpos de prova cilíndricos), ou 14 horas (no caso de corpos-de-prova prismáticos), todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.
E
após a moldagem, colocar os moldes imediatamente no laboratório, com muito cuidado, lembrando de colocar as amostras no tanque de cura por imersão, sem retirar a forma.
NBR 5738
Cura inicial
8.1.1 Após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra ação que possa perturbar o concreto. Durante pelo menos as primeiras 24 h, para corpos de prova cilíndricos, e 48 h, para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto. Em casos especiais, os corpos de prova podem ser desmoldados em idades mais recentes, e esse fato, pode constar no relatório do ensaio.