-
Gabarito D
I. Estimativas contábeis de entidade com atividades de negócios que não são complexas.
II. Estimativas contábeis elaboradas e atualizadas com frequência por estarem relacionadas com transações rotineiras.
III. Estimativa contábil do valor justo em que o método de mensuração determinado pela estrutura de relatório financeiro aplicável é simples e facilmente aplicado ao ativo ou passivo que requer mensuração do valor justo.
V. Estimativa contábil do valor justo em que o modelo usado para mensurar a estimativa contábil é bem conhecido ou geralmente aceito, desde que as premissas ou os dados no modelo sejam observáveis.
-
GABARITO: D
A questão pode ser respondida com a leitura dos itens A2 e A3 da NBC TA 540(R1):
A2. Algumas estimativas contábeis envolvem relativamente pouca incerteza de estimativa e podem gerar riscos mais baixos de distorção relevante, por exemplo:
a) estimativas contábeis de entidade com atividades de negócios que não são complexas; (ITEM I)
b) estimativas contábeis elaboradas e atualizadas com frequência por estarem relacionadas com transações rotineiras; (ITEM II)
c) estimativas contábeis derivadas de dados prontamente disponíveis, como taxas de juros publicadas ou preços de títulos negociados em bolsa. Esses dados podem ser denominados “dados observáveis” no contexto de estimativa contábil do valor justo;
d) estimativa contábil do valor justo onde o método de mensuração determinado pela estrutura de relatório financeiro aplicável é simples e facilmente aplicado ao ativo ou passivo que requer mensuração do valor justo; (ITEM III)
e) estimativa contábil do valor justo onde o modelo usado para mensurar a estimativa contábil é bem conhecido ou geralmente aceito, desde que as premissas ou dados no modelo sejam observáveis. (ITEM V)
A3. Para algumas estimativas contábeis, entretanto, pode haver incerteza de estimativa relativamente alta, especialmente quando elas são baseadas em premissas significativas, por exemplo:
a) estimativa contábil em relação ao desfecho de litígios;
b) estimativas contábeis do valor justo para instrumentos financeiros derivativos não negociados em bolsa; (ITEM IV)
c) estimativas contábeis do valor justo para as quais é usado modelo altamente especializado desenvolvido para a entidade ou existem premissas ou dados que não podem ser observados no mercado.
-
vimos no início da aula que a NBC TA 540 traz algumas estimativas contábeis envolvem relativamente pouca incerteza de estimativa e podem gerar riscos mais baixos de distorção relevante, por exemplo:
· Estimativas contábeis de entidade com atividades de negócios que não são complexas (item I CORRETO);
· Estimativas contábeis elaboradas e atualizadas com frequência por estarem relacionadas com transações rotineiras (item II CORRETO);
· Estimativas contábeis derivadas de dados prontamente disponíveis, como taxas de juros publicadas ou preços de títulos negociados em bolsa (item IV INCORRETO). Esses dados podem ser denominados “dados observáveis” no contexto de estimativa contábil do valor justo;
· Estimativa contábil do valor justo onde o método de mensuração determinado pela estrutura de relatório financeiro aplicável é simples e facilmente aplicado ao ativo ou passivo que requer mensuração do valor justo (item III CORRETO);
· Estimativa contábil do valor justo onde o modelo usado para mensurar a estimativa contábil é bem conhecido ou geralmente aceito, desde que as premissas ou dados no modelo sejam observáveis (item V CORRETO).
Gabarito: alternativa D
-
O problema das estimativas é a dificuldade de encontrar um critério razoável para estimá-las. Quando a operação é complexa, quando um ativo não é precificado em Bolsa, quando não há um modelo matemático geralmente aceito, dentre outros, são circunstâncias que trazem mais riscos para estimativas. Por outro lado, se a operação é de rotina, fácil, existe modelo matemático de cálculo de amplo uso na literatura, se a precificação de um ativo ocorre em Bolsa de valores etc., são situações que permitem estimativas livres de viés e de baixo risco. Apenas o item IV traz riscos.