SóProvas


ID
2913640
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação ao planejamento de auditoria, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TI 01 e NBC TA 300 (R1)) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) O planejamento do trabalho da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

( ) Um dos principais aspectos a serem considerados na análise de risco feita na fase de planejamento dos trabalhos se refere à extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.

( ) O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Assim, quando elaborado de maneira adequada, auxilia o auditor a organizar o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente.

( ) Ao definir a estratégia global, o auditor deve, entre outros, identificar as características do trabalho para definir o seu alcance e determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho.

( ) O planejamento para a execução das auditorias deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, não sendo necessário constar nesse planejamento subsídios suficientes para a compreensão dos procedimentos que deverão ser aplicados em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

Alternativas
Comentários
  • (F) O planejamento para a execução das auditorias deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, não sendo necessário constar nesse planejamento subsídios suficientes para a compreensão dos procedimentos que deverão ser aplicados em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

     12.2.3.1 – Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. Fonte: (NBCTI01)

  • (V) O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade (NBC TI 01, 12.2.1.1)

    (V) NBC TI, 12.2.2.1 – A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos;devem ser considerados, principalmente, os seguintes aspectos:

    a) a verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna

    b) a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.

    (V) NBC TA 300 (R1) 2. O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Um planejamento adequado é benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis de várias maneiras, inclusive para:

    → auxiliar o auditor a organizar adequadamente o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente;

    (V) NBC TA 300 (R1) 8. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho

    (F) NBC TI 01 12.2.1.3 – O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

    12.2.3.1 – Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.