SóProvas


ID
2913964
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os pioneiros da psicologia científica, Edward Titchener (1867-1927) construiu diversos experimentos e conceitos que colaboram no desenvolvimento de escolas de pensamento atuais em psicologia. Um conceito desenvolvido pelo autor refere-se à confusão entre o processo mental que está sendo estudado e o estímulo ou objeto que está sendo observado.


O nome do conceito descrito é

Alternativas
Comentários
  • Uma das características do método introspectivo é sua advertência contra o "erro de estímulo". Por exemplo, se ao questionar um observador sobre o desenho de uma árvore que está a sua frente e ele relata que está vendo uma árvore, ocorre um "erro de estímulo". Isso significa que o observador relatou o resultado de sua introspecção, que resulta de um senso comum. Na verdade, o que observador precisa descrever são suas experiências imediatas, como padrões espaciais, cor, brilho e etc.

  • Edward Bradford Titchener foi um psicólogo estruturalista britânico, que estudou em Leipzig, Alemanha com o mestre Wundt, tentou divulgar no Reino Unido uma nova psicologia, não sendo aceita pelos demais filósofos da época, o que o levou aos Estados Unidos, onde alunos de todo o país vinham ouvir e estudar sua nova psicologia.

    Ele propôs uma nova abordagem que designou Estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de Estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o Estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a segunda escola de pensamento no campo da Psicologia.

    O estruturalismo tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a percepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.

    Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.

    A psicologia, segundo Titchener, deve ter como objeto de estudo a experiência consciente do indivíduo, diante das diversas situações as quais é exposto.

    Porém alertou a respeito da possibilidade de um erro durante o estudo da experiência consciente, o qual ele chamou de erro de estímulo, que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental envolvido. Por exemplo, se mostrarmos uma maçã a alguém, e pedirmos para que essa pessoa descreva o que vê, muito provavelmente dirá que se trata de uma maçã, não descrevendo suas características como cor, forma e brilho.

    Essa falta de descrição dos elementos componentes da maçã é  o que Titchener chamava de erro de estímulo, pois as características foram deixadas de lado, em favor da descrição mais simples e conhecida. Nesse caso, o observador está interpretando o objeto e não analisando-o.

    GABARITO: A