SóProvas


ID
2913994
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos autores mais influentes para a psicologia social comunitária brasileira é Ignácio Martín-Baró (1942-1969). Em um dos mais clássicos textos desse autor O papel do psicólogo (1996), ele defende que psicologia deve ser feita de maneira comprometida com o contexto no qual se situa, em harmonia com as demandas e as necessidades dos povos que historicamente foram subalternizados. Para tanto, Martín-Baró defende que o fazer profissional de psicólogos e psicólogas seja guiado por processos de

Alternativas
Comentários
  • PRocessos de conscientização - letra D

  • Propõe-se como horizonte do seu quefazer a conscientização, isto é, ele deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto. Aceitar a conscientização como horizonte não exige tanto mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha. Pressupõe que o psicólogo centro-americano recoloque seu conhecimento e sua práxis, assuma a perspectiva das maiorias populares e opte por acompanhá-las no seu caminho histórico em direção à libertação.

    O papel do Psicólogo - Ignácio Martín-Baró

  • Em seu artigo "O papel do Psicólogo", publicado em 1996, Ignácio Martín-Baró lembra que o trabalho profissional do psicólogo deve ser definido em função das circunstâncias concretas da população a que deve atender e que ainda que não seja chamado para resolver os problemas desse contexto, ele deve contribuir, a partir de sua especificidade, para buscar uma resposta. Para isso,  propõe como horizonte do seu fazer, a conscientização, isto é, ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto. Acrescenta que tomar a conscientização como horizonte não exige mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha, exigindo do psicólogo que recoloque seu conhecimento e sua práxis, assuma a perspectiva das maiorias populares e opte por acompanhá-las no seu caminho histórico em direção à libertação.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X1997...


    GABARITO: D