SóProvas


ID
2914705
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. É uma expansão da consulta às fontes, geralmente com o objetivo de coletar interpretações e reconstituir os fatos. Existem diversos tipos de entrevistas. Que nome se dá às entrevistas que não visam a um tema específico, mas sim à figura do entrevistado, à representação de mundo que ele constrói a partir de seus depoimentos e impressões?

Alternativas
Comentários
  • 1. Os tipos de entrevistas

    Do ponto de vista dos objetivos, as entrevistas podem ser:

    (a) rituais - são geralmente breves. O ponto de interesse está mais centrado na exposição (da voz, da figura) do entrevistado do que no que ele tem a dizer. Entrevistas de jogadores ou técnicos após a vitória ou a derrota, ou de visitantes ilustres, logo após sua chegada, costumam ter essa característica. As declarações ou são irrelevantes, ou esperadas, ou ainda mera formalidade a que, por algum motivo, se atribui dimensão simbólica.

    (b) temáticas - são entrevistas abordando um tema, sobre o qual se supõe que o entrevistado tem condições e autoridade para discorrer. Geralmente consistem na exposição de versões ou interpretações de acontecimentos. Podem servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista, reiterar uma linha editorial com o argumento de autoridade (a validação pelo entrevistado) etc. 

    (c) testemunhais - trata-se do relato do entrevistado sobre algo de que ele participou ou a que assistiu. A reconstituição do evento é feita, aí, do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações. Em geral, esse tipo de depoimento não se limita a episódios em que o entrevistado se envolveu diretamente, mas inclui informações a que teve acesso e impressões subjetivas.

    (d) em profundidade - o objetivo da entrevista, aí, não é um tema particular ou um acontecimento específico, mas a figura do entrevistado, a representação de mundo que ele constrói, uma atividade que desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, geralmente relacionada com outros aspectos de sua vida. Procura-se construir uma novela ou um ensaio sobre o personagem, a partir de seus próprios depoimentos e impressões. 

    Fonte: A reportagem (Nilson Lage, 2001)

    O autor Nilson Lage disponibilizou todos os livros dele para download: nilsonlage.com.br