SóProvas


ID
2914828
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a formulação e avaliação de programas e projetos sociais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O planejamento é muitas vezes confundido com o plano, programa ou projeto, contudo, são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa.

II. O programa é o documento mais abrangente e geral; já o plano indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública; o projeto, por sua vez, é a menor unidade do processo de planejamento, instrumento direcionado às mais variadas atividades interventivas e de pesquisa nos espaços públicos e privados.

III. O planejamento estratégico já foi ultrapassado; a técnica não expressa mais as necessidades da gestão e do planejamento nos dias atuais.

IV. Eficiência, eficácia e efetividade expressam algumas tendências de avaliação de políticas sociais.

V. Validade e confiabilidade podem ser requisitos metodológicos de avaliação de projetos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I - Correto

    II - Errado

    Segue o erro do item II:

    Plano é um documento mais abrangente e genérico, indica a sequência, as providencias e os responsáveis das ações concernentes aos programas e projetos introduzidos dentro de uma determinada política, commínimo grau de detalhamento.

    Programa é o aprofundamento do plano podendo também ser definido como um conjunto de projetos que visam alcançar objetivos mais amplos nas políticas públicas.

    Projeto são atividades coordenadas para alcançar objetivos específicos, busca a resolução das necessidades apresentadas pela população.

    Então, trocaram os conceitos de "plano"e "programa".

    III - Errado - o planejamento estratégico não está ultrapassado.

    IV- Correto

    V - Correto

  • Planejamento estratégico: forma contemporânea de planificação

    O planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado.

    Fonte: TEIXEIRA, J. B. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.

  • I. O planejamento é muitas vezes confundido com o plano, programa ou projeto, contudo, são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. CORRETO

    II. O programa (PLANO) é o documento mais abrangente e geral; já o plano (PROGRAMA) indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública; o projeto, por sua vez, é a menor unidade do processo de planejamento, instrumento direcionado às mais variadas atividades interventivas e de pesquisa nos espaços públicos e privados. ERRADO

    III. O planejamento estratégico já foi ultrapassado; a técnica não expressa mais as necessidades da gestão e do planejamento nos dias atuais. ERRADO

    O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação.

    IV. Eficiência, eficácia e efetividade expressam algumas tendências de avaliação de políticas sociais. CORRETO

    V. Validade e confiabilidade podem ser requisitos metodológicos de avaliação de projetos sociais. CORRETO