➥ Quanto à ordem de disposição das contas patrimoniais no ativo e passivo conforme a Lei 6.404/76.
Grau de Liquidez está associado ao prazo no qual os bens e direitos podem ser transformados em dinheiro. Sendo assim, quanto menor o prazo, maior a liquidez e vice-versa.
➘ No ativo, as contas são classificadas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados. Assim disposto: ativo circulante; e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Grau de Exigibilidade, assim como o de Liquidez, está associado ao prazo no qual as obrigações devem ser pagas. Portanto, quanto menor o prazo maior o grau de exigibilidade e vice-versa.
➘ No passivo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade dos elementos nela registrados. Portanto, as obrigações vincendas até o término do exercício seguinte serão classificadas no Passivo Circulante. As obrigações vincendas após o término do exercício seguinte serão classificadas no Passivo Não Circulante.
➥ Resolução:
Inicialmente, podemos eliminar as letras A e B, pois afirmam que o grau é decrescente, sendo o contrário do estabelecido. O critério para a classificação do ativo resulta na ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos . Assim, podemos descartar também as letras D e E. Por fim, a única alternativa que representa o exposto é:
Gabarito: Letra C.