SóProvas


ID
2914966
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com o Manual de Despesas Pública Nacional (2008, p. 36-39), o grupo de natureza da despesa serve como um agregador de elementos de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Despesas orçamentárias com o planejamento e a execução de obras, inclusive com aquisição de imóveis considerados necessários, tem natureza de:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 2018

    Investimentos- Despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente. 

  • GAB A

    A) INVESTIMENTOS:

    São as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários a sua realização, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas industriais ou agrícolas e agropecuárias. Classificam-se, também, como Investimentos, as Sentenças Judiciárias e Despesas de Exercícios Anteriores, quando expressamente se referirem a investimentos.

     

    B) PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS:

    Despesas de natureza salarial decorrentes do pagamento pelo efetivo exercício do cargo ou do emprego ou de função de confiança no setor público, quer civil ou militar, ativo ou inativo, bem como das obrigações trabalhistas de responsabilidade do empregador, incidentes sobre a folha de salários.

    C) INVERSÕES FINANCEIRAS:

    Tem relação com comércio e finanças. EMPRESAS QUE VISAM OBJETIVOS COMERCIAIS.

    Despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e com a constituição ou aumento do capital de empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.

    D) RESERVA DE CONTINGÊNCIA:

    É um item do patrimônio líquido das empresas. Como o próprio nome diz, é uma reserva para uma contingência, ou seja, para um evento incerto no futuro.

    E) OUTRAS DESPESAS CORRENTES:

    Despesas com aquisição de material de consumo, pagamento de serviços prestados por pessoa física sem vínculo empregatício ou pessoa jurídica, independentemente de forma contratual, e outras da categoria econômica “Despesas Correntes” não classificáveis nos grupos anteriores.

    Fontes:

    https://www.ebah.com.br/content/ABAAABDOQAE/adm-financeira-orcanam?part=9

    https://www.google.com/searchq=reservas+de+contingencia&oq=reservas+de+contingencia&aqs=chrome..69i57.7125j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

    AVANTE!

  • É uma despesa de capital (categoria econômica): É um investimento (grupo de despesa).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra A.

    São despesas de capital!

  • Letra A.

    São despesas de capital!

    = aquisição de imóveis = Investimentos.

  • § 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de emprêsas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

    L 4.320