SóProvas


ID
2915623
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No escoamento interno em dutos, usualmente tem-se uma máquina de fluido (bomba hidráulica, ventilador ou compressor) que fornece energia para que o fluido possa percorrê-lo. Sem a presença de tais máquinas, o escoamento pode não acontecer na vazão e/ou pressão requeridas pela instalação, devido a perdas de energia ou “carga”. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os aspectos envolvidos na situação descrita.

Alternativas
Comentários
  • O que causaria mudança no fator de atrito do escoamento seria apenas o número de Reynolds (em regime laminar) ou Reynolds e rugosidade relativa (em regime turbulento). Cada fluido em escoamento apresenta sua propriedade de viscosidade, que não tem influência sobre a rugosidade relativa. Logo, se o número de Reynolds for o mesmo, mesmo que se altere o fluido em escoamento, apresentarão o mesmo fator de atrito.

  • Justificativas

    a) Errada. Normalmente, as tubulações de aço possuem maior rugosidade que as de PVC. Logo, a perda de carga tende a ser maior nas primeiras.

    b) Errada. Menor diâmetro implica em maior atrito e, portanto, maior perda de carga.

    c) Correta. Tanto para o escoamento laminar quanto para o turbulento, o fator de atrito depende do número de reynolds, do diâmetro e da rugosidade do conduto

    d) Errada. As perdas em acessórios costumam ser tão grandes ou até maiores que em trechos retos da tubulação

    e) Errada. Maiores perdas de carga significam menores pressões e, se elas forem oriundas de mudanças de diâmetro da tubulação, isso significa maiores velocidades.