-
Planejar
No planejamento, define-se onde a organização pretende chegar e como isso será feito. Devem ser estipulados: objetivos e metas (o que se pretende alcançar); meios de realização (as atividades a serem feitas e os recursos a serem consumidos para alcançar aqueles objetivos e metas); e meios de controle (para verificar se os meios de realização estão levando ao alcance dos objetivos e metas).
Planejar é isto: o que se quer realizar, aonde se quer chegar e como será feito.
Organizar
Essa função corresponde a constituir a própria organização, por meio de sua estrutura, de forma a permitir a divisão do trabalho entre diversas unidades administrativas, equipes e pessoas. Inclui também a alocação de equipamentos, pessoas e recursos produtivos em geral, a fim de permitir a constituição de processos produtivos racionais e eficientes, em função dos resultados planejados.
Dirigir
Dirigir é frequentemente traduzido como liderar. Mas, em sentido amplo, essa função trata-se dos esforços de liderança e coordenação das pessoas, das equipes e dos processos produtivos que elas realizam, para assegurar o melhor aproveitamento possível dos recursos, sempre com foco nos resultados organizacionais (os resultados estabelecidos no planejamento).
Então, é necessário dirigir as pessoas, as equipes, coordenar os esforços, a fim de garantir que os objetivos e metas sejam alcançados.
Controlar
Significa verificar se os planos e programações estão sendo executados de maneira adequada, permitindo identificar, de forma tempestiva, correções necessárias. Essa função engloba: definição de padrões, medição do que está sendo realizado, comparação entre realizações e padrões e adoção de medidas corretivas.
Ao controlar, é observado se está no caminho em direção aos objetivos e metas traçados no planejamento. Todas as funções alinham-se aos resultados estabelecidos no planejamento. E o controle é exercido com este propósito: garantir ou aumentar a probabilidade de que os resultados esperados sejam alcançados.
FONTE: Gran Cursos Online
PORTANTO:
I - Controle
II - Organização
III - Planejamento
IV - Controle
V - Corretíssimo
-
Boa noite guerreiros. Complementando o comentário do Flávio.
Questão com literalidade na obra de Maximiano:
I. Organização é um processo de controlar pessoas para assegurar a realização dos objetivos. (ERRADO)
Organização: “Processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. Implica a atribuição de responsabilidades e autoridade a pessoas e grupos”.
II. Liderança consiste em designar o trabalho necessário para realizar os objetivos da organização. Implica em atribuir responsabilidades a pessoas e grupos. (ERRADO)
Liderança: “Processo de trabalhar com pessoas para assegurar a realização dos objetivos”.
III. Planejamento é o processo de definir objetivos e meios para alcançá-los. (CERTO)
IV. Controle consiste em assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. (CERTO)
V. Planejamento está interligado diretamente à organização, e interfere em seu controle. (CERTO)
Fonte: Introdução à Administração, 8ª edição, Maximiano (pág. 14).
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Considerando o enunciado, analise as afirmativas a seguir em relação às funções do processo administrativo.
As função administrativas são:
- Planejamento;
- Organização;
- Direção;
- Controle.
Cada função consiste no seguinte:
Planejamento: é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
Organização: refere-se, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
Direção: volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.
Controle: tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente. De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.
Agora vamos às afirmativas..
I. incorreta. DIREÇÃO é um processo de controlar pessoas para assegurar a realização dos objetivos.
II. incorreta. ORGANIZAÇÃO consiste em designar o trabalho necessário para realizar os objetivos da organização. Implica em atribuir responsabilidades a pessoas e grupos.
III. correta. Planejamento é o processo de definir objetivos e meios para alcançá-los.
IV. correta. Controle consiste em assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.
V. correta. Planejamento está interligado diretamente à organização, e interfere em seu controle.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. n 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.