a) possui um nó central (mestre), onde todos os nós da rede estão interligados e através do qual todas as mensagens devem passar.
Está se referindo a topologia em Estrela, onde o número de ligações cresce proporcionalmente ao número de estações conectadas. As ligações são feitas ponto-a-ponto das estações para o nó central. Se o nó central cair, a rede morre.
b) possui o token bus como padrão (IEEE 802.4) com sinalização em banda larga, utilizando a passagem de permissão como método de acesso ao meio.
São as redes token-ring como FDDI e CDDI. Cada computador precisa receber o token para poder iniciar a conexão, assim não há colisões.
Nas redes Ethernet isso não existe, elas utilizam o CSMA/CD para detectar se o meio está livre e trasmitir. Em caso de colisões manda-se um JAM SIGNAL para todo mundo parar de trasmitir e os interessados em enviar esperam por um tempo aleatório para tentar novamente.
c) requer que cada nó seja capaz de remover seletivamente mensagens da rede ou passá-las à frente para o próximo nó.
Sim, isso mesmo. As redes de topologia em Anel são geralmente unidirecionais. As estações estão ligadas a próxima estação por geralmente um cabo coaxial. As mensagens são enviadas para a próxima estação e estas funcionam como repetidores. Se a mensagem for destinada a uma estação, então quando a mensagem chegar nessa estação, será removida.
d) pode empregar interfaces passivas, nas quais as falhas não causam a parada total do sistema.
Até poderia ser. Mas é um concurso. Meia verdade é uma mentira inteira.
e) deve, obrigatoriamente, ter o padrão CSMA/CD como método de acesso ao meio.
CSMA/CD é utilizado por ETHERNET, e CSMA/CA é utilizado por redes sem fio. Padrão 802.11
Na topologia em anel, as estações de trabalho formam um laço fechado (todos os computadores são ligados um ao outro diretamente–ligação ponto a ponto), ou seja, um ANEL, dessa forma o computador que possui o token efetua a comunicação no meio e ao finalizar sua comunicação ele repassa o token para o computador adjacente que efetua sua comunicação, e por aí vai.
Existe um token, responsável por identificar quem está usando o anel de comunicação no momento, contudo não se trata se um computador central.
O token é um pacote que fica circulando no anel, pegando dados das máquinas e distribuindo para o destino.
Somente um dado pode ser transmitido por vez neste pacote.
Pelo fato de cada computador ter igual acesso a uma ficha (token), nenhum computador pode monopolizar a rede.