-
O modelo de formação de preços de ativos caracteriza-se como normativo e seus pressupostos básicos são os seguintes:
1. Período único - os investidores maximizam sua utilidade dentro do contexto de um único período.
2. Mercado de capitais perfeitamente competitivo, ou seja, inexistência de taxas, comissões e outros custos de transação; os ativos são perfeitamente divisíveis e suas quantidades predeterminadas; nenhum investidor é capaz de promover alterações nos preços dos ativos.
3. Existência de título sem risco. Os investidores podem tomar emprestado a uma taxa equivalente ao retorno deste título.
4. Expectativas dos investidores são homogêneas com relação aos retornos esperados e suas variâncias e covariancias.
5. Todos os investidores analisam os porta-fólios com base em dois parâmetros: retorno esperado e desvio padrão (ou variância).
6. Os investidores são considerados avessos a risco, ou seja, existe uma preferência por menor risco, ceteris paribus.
-
O modelo de formação de preços ativos relaciona o risco não diversificável ao retorno de qualquer ativo.
GAB.: CERTO
Risco não diversificável: aquele que o gestor não possui controle, como aspectos climáticos, incerteza no cenário político, oscilações da inflação ou da taxa básica de juros.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre risco em ativos.
Na avaliação de ativos financeiros, existem dois tipos de risco: o diversificável e não diversificáveis.
O risco diversificável é um risco que é possível diversificar. Ele represente o risco do investimento em si. Assim, se eu quiser correr mais risco em um ativo, posso escolher um outro ativo mais conservador e diversificar o risco como um todo.
Já o risco não diversificável (também chamado de risco sistemático) é o risco do mercado como um todo, como as recessões e a incerteza do cenário político.
Existem diversos modelos que relacionam esses riscos, mas a questão pede o conhecimento do modelo de formação de preços ativos, conhecido como Capital Asset Pricing Model (CAPM).
O CAPM relaciona o risco não diversificáveis ao retorno de qualquer ativo. A ideia do modelo é definir a remuneração esperada de acordo com o risco não diversificável (já que os riscos diversificáveis pode ser minimizado de outras formas).
No modelo, o risco não diversificáveis é caracterizado pela variável Beta.
Gabarito do Professor: CERTO.