A- deve estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional e alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los.
B- implica necessariamente a participação de todos os elementos envolvidos no processo, sendo prescindível a busca da unidade entre teoria e prática.
C- é aquele que visa objetivos abstratos com a utilização de linhas interruptas de pensamento, mas flexíveis o bastante para tomar caminhos diferenciados sem perder a direção.
D -deve relacionar, parcialmente, o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico e social, e, integralmente, com o desenvolvimento partidário e cultural de cada região, bem como conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.
E- é um elemento que integra a escola e o contexto social e, em virtude disso, é necessário que se paute no estudo presumido da escola em relação ao contexto, o que demanda não só a descaracterização do universo escolar como também evidencia os interesses individuais de cada educando.