SóProvas


ID
2917789
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Sobral e Peci (2013), uma forma de manifestação de poder em organizações consiste na legitimidade do uso do poder por membros organizacionais e não somente por administradores. Sob essa perspectiva, o sistema legítimo da autoridade que permeia a estrutura organizacional é, em geral, tido como aceito e adequado. No entanto, os autores reconhecem que outros recursos de poder são usados por pessoas em organizações. Por exemplo, um funcionário totalmente desprovido de recursos e completamente confrontado pelas adversidades da vida organizacional utiliza a comunicação sutil e hábil de suas próprias realizações pessoais para consolidar uma posição de poder mais favorável e evoluir na estrutura hierárquica em seu percurso profissional. Mediante a propagação da informação, o resultado esperado é chamar a atenção dos administradores preocupados em assegurar a ascensão do funcionário. Uma pesquisa científica analisou esse jogo de poder organizacional e revelou que o procedimento a ser seguido para que funcione é jamais comunicar diretamente as realizações pessoais aos principais interessados, mas intercalar um intermediário entre o agente e o destinatário com quem o agente tem proximidade informal.

Considerando as informações apresentadas e a argumentação de Sobral e Peci (2013) sobre poder e estrutura organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B,

    a) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, vale-se de sua própria autoridade de assessoria, que consiste na capacidade de influenciar, aconselhando e prestando assistência aos gestores de linha na execução de suas funções.

    Errado, poder organizacional não é sinônimo de autoridade, o funcionário pode exercer seu poder, mesmo não tendo autoridade.

    b) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, demonstra ter noção de poder organizacional, assim como iniciativa para a colocar em prática, com vistas a exercer influência sobre pessoas ou grupos e alterar o comportamento dessas pessoas ou grupos.

    Certo, exatamente como está no livro, conceito de poder: "o poder se refere a capacidade de exercer influência sobre uma pessoa ou grupo e de alterar seu comportamento".

    c) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, faz uso direto da cadeia de comando da sua organização, isto é, da linha de autoridade formal que define a estrutura hierárquica de relações entre os membros e unidades organizacionais.

    Errado, nem todo poder deriva de autoridade, visto que pessoas com nenhuma autoridade têm muito poder.

    d) O funcionário, ao executar o jogo de poder organizacional, utiliza (CERTO) o poder de recompensa, isto é, um tipo de poder resultante da capacidade de galardoar (RECOMPENSAR)os outros, influenciando o comportamento desses pelo controle de sistema de retribuição.

    Errado, ao executar o poder organizacional nem sempre vai utilizar o poder de recompensa. Tudo depende da relação de dependência entre o detentor e o receptor do poder. Existem outros tipos de poder, como: poder coercitivo, poder de recompensa, poder legítimo, poder referente e poder de competência.

    Fonte: Livro Administração no contexto Brasileiro, autores Sobral e Peci.

  • LETRA B

  • Nossa!

    Li três vezes, mas consegui \0/

    Gabarito B.

  • O erro das 3 alternativas é achar que o funcionário necessariamente precisa estar em um certo cargo ou saber certas funções para exercer jogo de poder, quando na verdade ele só precisa saber entender como funcionam as relações de poder daquela organização

  • PESSOAS, PODER e INFLUÊNCIA.