SóProvas


ID
2917807
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme a teoria das três idades, os documentos de arquivo passam por fases distintas e sucessivas durante seu ciclo vital, de acordo com a frequência de uso e a identificação de seus valores. Trata-se das fases corrente, intermediária e permanente.

Considerando-se as características dos documentos em cada uma de suas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Valor primário ---> Arquivos correntes e intermediários

     

    Possuem valor:

    Administrativo

    Fiscal

    Legal

     

    --------------------------------------------------

     

    Valor secundário ---> Arquivos permanentes

     

    Possuem valor:

    Histórico

    Cultural

    Probatório

    Informativo

     

    Fonte: Professor Ronaldo Fonseca - Estratégia

  • Valor primário do documento => É a importância do documento para a atividade ou finalidade para a qual o mesmo foi produzido. (Corrente e intermediário)

    Valor secundário do documento => É permanente. Está ligado a importância do documento para a pesquisa científica, histórica ou cultural. Pode ser probatório ou informativo. (Permanente)

  • CORRENTE.VALOR= 1ª= VALOR ADM.

    INTERMEDIÁRIO= 1ª =VALOR ADM.

    PERMANENTE= =VALOR HISTÓRICO

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    A - No arquivo intermediário os documentos são pouco ou nada consultados, devido ao seu baixo valor administrativo. Errado.
    B - No arquivo corrente os documentos possuem alto valor administrativo, e por isso são frequentemente consultados e utilizados. Correto.
    C - No arquivo permanente os documentos possuem valor secundário, ou seja, são importantes para outras áreas do conhecimento, como História, Ciência ou Cultura. Errado.
    D - No arquivo corrente os documentos possuem valor primário, ou seja, são essenciais para as atividades administrativas. Errado.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • CORRENTE -> VALOR PRIMÁRIO -> USADO COM FREQUÊNCIA

    INTERMEDIÁRIO -> VALOR PRIMÁRIO -> USADO COM MENOS FREQUÊNCIA

    PERMANENTE -> VALOR SECUNDÁRIO -> QUASE NUNCA É USADO

  • GABARITO: LETRA B Um arquivo corrente ou arquivo de gestão é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração.
  • Gabarito: B

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.