SóProvas


ID
291847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As questões ambientais e de mudanças climáticas chamam
atenção do Brasil há algum tempo. Julgue os itens subsequentes,
acerca desse tema.

O Brasil tem cumprido as metas com relação à temática não apenas do clima, mas também da pobreza e de combate à fome, sendo um exemplo quanto a esse último aspecto.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    O Brasil já cumpriu o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015: de 25,6% da população em 1990 para 4,8% em 2008. Mesmo assim, 8,9 milhões de brasileiros ainda tinham renda domiciliar inferior a US$ 1,25 por dia até 2008. Para se ter uma idéia do que isso representa em relação ao crescimento populacional do país, em 2008, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza era quase um quinto do observado em 1990 e pouco mais do que um terço do valor de 1995. Diversos programas governamentais estão em curso com o objetivo de alcançar essas metas.

    Fonte: http://www.pnud.org.br/odm/objetivo_1/
  • Sem dúvida o Brasil reduziu seus níveis de pobreza e fome nos últimos 10 anos.
  • Realmente nao entendi a questão. O Brasil vem reduzindo substancialmente a probreza. Entretanto, em termos de mudanças climáticas ele, por não ser pais do ANEXO 1, nao tem metas de redução de emissões.
  • A questão não menciona as metas específicas do Protocolo de Quioto, o qual determina uma meta individual para os países do anexo 1. Além do mais, o Protocolo de Quioto também apresenta uma meta global. 

    O Brasil foi um dos idealizadores do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que prevê a venda de créditos de carbono, e está entre os países com maior números de projetos para esse mecanismo. Na COP 14 (2008), o Brasil apresentou o Plano Nacional de Mudanças Climaticas, que previa reduzir em 70% o nível de desmatamento, o que é importante pelo fato do BRA ter a maior parte das emissões de gases do efeito estufas fruto de queimadas.
  • Estas últimas duas (Combate a Fome e à Pobreza) são referentes ao Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Cúpula de Nova Iorque de 2000.

    Esta foi adotada pelo Brasil no período FHC no mesma época de criação da Secretarina Nacional de Direitos Humanos

  • Será que em 2017, após as críticas feitas pelo governo norueguês sobre o desmatamento da amazônia, pela ONU com relação ao sistema prisional brasileiro e outros, essa questão ainda seria certa?????

  • Sobre as metas de combate à fome e pobreza, esse texto pode ajudar:

     

    "This edition of The State of Food Insecurity in the World reveals that Brazil achieved both the MDG target of halving the proportion of its people who suffer from hunger and the more stringent WFS target of reducing by half the absolute number of hungry people. This achievement is consistent with the overall improvement in human development and reduction in inequality that the country experienced in recent years. Progress towards these internationally established targets was accelerated when ending hunger was put at the centre of Brazil’s political agenda. Ensuring that all people could eat three meals a day – as former President Luis Ignácio Lula da Silva said in his inaugural address – became a presidential and government priority in 2003, with the launch of the Zero Hunger programme. Between 2000–02 and 2004–06, the undernourishment rate in Brazil fell by half from 10.7 percent to below 5 percent."

     

    Fonte: http://www.fao.org/3/a-i4030e.pdf

  • Duvido que uma afirmativa dessas volte a aparecer no tps. Bons tempos das 100 vagas.