SóProvas


ID
291865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

As regências se caracterizaram por paz política e equilíbrio entre o poder central do imperador e as elites das diferentes partes do Brasil, que nascia integrado.

Alternativas
Comentários
  • O período Regencial foi um dos mais agitados da História brasileira por terem acontecidos diversas rebeliões:  Cabanagem, no Pará,  Balaiada no Maranhão, a Sabinada e dos Malês, na Bahia,dos Farrapos, no Rio Grande do Sul,  Revolta das Carrancas, Minas Gerais,  revolta de Manuel Congo,  Rio de Janeiro que demonstravam o caos porque passava o período.O período Regencial foi um dos mais agitados da História brasileira por terem acontecidos diversas rebeliões:  Cabanagem, no Pará,  Balaiada no Maranhão, a Sabinada e dos Malês, na Bahia, Revolta dos Farrapos, no Rio Grande do Sul,  Revolta das Carrancas, Minas Gerais,  Revolta de Manuel Congo,  Rio de Janeiro que demonstravam o caos porque passava o período.

  • No tempo em que estava em prática as regências, não existia poder do imperador, pois ele ainda era criança, foi por isso, por exemplo que os Baianos (Sabinada) queriam ter uma república só até o momento em que D. Pedro II fosse maior de idade.
  • PERÍODO DA REGÊNCIA = GRANDE INSTABILIDADE, AGITAÇÃO, PERÍODO QUE OCORRERAM DIVERSAS REVOLTAS, COMO A FARROUPILHA, SABINADA, REVOLTA DOS MALÊS, BALAIADA..

    O BRASIL SÓ CONSEGUIU MANTER A "PAZ" E A ESTABILIDADE POLÍTICA DEPOIS DO GOLPE DA MAIORIDADE PLANEJADA PELOS LIBERAIS, QUANDO D.PEDRO II TINHA APENAS 15 ANOS. ACREDITAVAM QUE UM IMPÉRIO SEM REI, NÃO ERA UM IMPÉRIO.

  • Pra ninguém zerar a prova essa!! Hahahaha

  • O PERÍODO REGENCIAL (1831 a 1840) é o período de transição entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Foi neste período que se firmaram a unidade territorial do país e a estruturação das Forças Armadas, além de serem discutidos o equilíbrio entre o grau de autonomia das províncias e a centralização do poder.

    Nesta fase ocorre uma série de rebeliões populares, como a Cabanagem, no Grão-Pará, a Balaiada, no Maranhão, a Sabinada, na Bahia, e a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, que escancaravam as tensões sociais e o descontentamento popular com o poder central da nação recém-independente.

    Resposta: Errado

  • NESSE PERÍODO FOI UNS DOS MAIS AGITADOS DO BRASIL.

    @BRUNA Toda questão você diz que é fácil... Mais humildade.

  • Marcada por instabilidade política e social.

  • MARCADA POR GRANDE INSTABILIDADE POLÍTICA.