SóProvas


ID
2918968
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Inhumas - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Óbito do autor
 
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adoptar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escripto ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia -- peneirava -- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéa no discurso que proferiu à beira de minha cova: -- «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.

Assis, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 15.

Marque a proposição composta apenas por palavras formadas por parassíntese.

Alternativas
Comentários
  • Para ajudar a entender o que significa parassíntese:

    Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Dica: para estabelecer a diferença entre derivação prefixal e sufixal e parassintética, basta retirar o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida.

    FONTE:

    GABARITO: LETRA D.

    Emudecer – desalmado – enraivecer – esfriar

    EMUDECER=> PREFIXO E - RADICAL MUD - SUFIXO ECER

    DESALMADO=> PREFIXO DES - RADICAL ALM - SUFIXO ADO

    ENRAIVECER=> PREFIXO EN - RADICAL RAIVA - SUFIXO ECER

    ESFRIAR=> PREFIXO ES - RADICAL FRIO - SUFIXO IAR

  • A Derivação parassintética = prefixo + palavras primitiva + acréscimo

    Ajoelhar - se retirar o A a palavra deixaria de existir.

  • A derivação parassintética ocorre quando há acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo a uma palavra primitiva.

    Normalmente a parassíntese forma verbos, entretanto, há alguns nomes adjetivos formados por derivação parassintética.

    Uma maneira clássica de perceber se a palavra sofreu derivação parassintética é retirar o prefixo ou sufixo . Se alguma palavra sobrar com a retirada de um dos afixos e fizer sentido, existindo na língua portuguesa, aí não é derivação parassintética, caso contrario,é derivação parassintética!

    ex:

    Enegrecer- enegro?/ negrecer?

    Descerebrado- descérebro?/ cerebrado?

    Perceba que não é possível retirar os afixos dessas palavras, senão elas deixarão de existir. Logo, sofreram derivação parassintética.

    Gabarito: D

  • GABARITO: D

    Derivação: processo pelo qual novas palavras são formadas a partir de uma palavra, denominada primitiva, pelo acréscimo de novos elementos que modificam o sentido primitivo. As novas palavras que se formam, são chamadas de derivadas.

    A derivação pode ocorrer dos seguintes modos:

    Derivação prefixal: quando há o acréscimo de um prefixo ao radical;

    Derivação sufixal: quando há o acréscimo de um sufixo ao radical;

    Derivação prefixal e sufixal: quando há o acréscimo simultâneo de um sufixo e um prefixo ao radical (palavra pode ser formada somente com o prefixo ou sufixo. É o exemplo da palavra "infelizmente".

    Derivação parassintética: ocorre quando há o acréscimo simultâneo de um sufixo e prefixo ao radical, de forma que a palavra não exista só com o prefixo ou só com o sufixo. Ex.: Empobrecer: Em (prefixo) + pobre (radical) + cer (sufixo). Essa é a diferença da parassintética para a derivação prefixal e sufixal.

    Derivação regressiva: ocorre quando há a eliminação de sufixos ou desinências;

    Derivação imprópria: ocorre quando há mudança da classe gramatical.

    Composição: processo pelo qual novas palavras são formadas através da união de dois radicais. A composição pode ser por aglutinação ou justaposição.

    Por justaposição: quando não há alteração fonética nos radicais;

    Por aglutinação: quando há alteração fonética nos radicais.

    Hibridismo: palavras formadas por elementos provenientes de diferentes línguas.

    Onomatopeia: palavras que imitam sons.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • Galera, tem uma particularidade a respeito da palavra ''desalmado''. Esta quando for adjetivo será derivação parassintética, porém quando for particípio ela não sofreu tal derivação..