SóProvas


ID
2919055
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de “estabelecimento de agenda” é refletido por Molleda e nele são destacados aspectos fundamentais para explicar o impacto dos meios de comunicação na formação da opinião pública.


De acordo com essa perspectiva, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia (Duarte, org), Juan-Carlos Molleda escreve no artigo Um Modelo de Diálogo com a Imprensa (em azul o texto do autor):

    a) Ao longo dos anos, outros estudos mostraram que a construção da agenda é um processo coletivo e recíproco. CORRETA

    Por outro lado, Lang e Lang sugerem que a construção da agenda é um processo coletivo e recíproco.

    (...)

    Johnson, Wanta, Boudreau et al. (1996) explicam que o processo coletivo e recíproco da construção da agenda significa que a imprensa, o público e os divulgadores do governo influenciam e são influenciados ao mesmo tempo.

    b) As decisões tomadas pelos editores e jornalistas ao selecionar reportar a notícia têm um papel importante na configuração da realidade política. CORRETA

    Os autores [McCombs e Shaw] explicam que as decisões tomadas pelos editores e joranlistas ao selecionar e reportar a notícia têm um papel importante na construção da realidade política.

    c) Em tempos recentes, a agenda noticiosa tornou-se uma variável independente das fontes que estabelecem a agenda da mídia. ERRADA

    McCombs vê o estabelecimento da agenda como uma série de níveis ou fases, tendo escrito recentemente que a agenda noticiosa deixou de ser uma viável independente para converter-se em variável dependente e isso significa a exploração das fontes que estabelecem a agenda para a mídia.

    d) Em um primeiro estudo, foi detectada forte associação entre os assuntos de uma campanha eleitoral estimulada pelos meios de comunicação e o juízo dos votantes. CORRETA

    Walters e Gray (1996) identificam outro ponto de partida para o processo de construção da agenda quando estudam como os políticos detectam e repetem a agenda dos assuntos considerados importantes para os eleitores. Eles argumentam que os eleitores são os que estabelecem a agenda de assuntos para os candidatos políticos; depois, os eleitores e os candidatos estabelecem a agenda para os meios de comunicação de maneira simultânea ou separada e, finalmente, os meios de comunicação organizam a agenda de assuntos apresentada pelos diferentes candidatos e eleitores.