SóProvas


ID
2919139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos medicamentos utilizados em pediatria intensiva e de aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.


A dopamina é um vasopressor inotrópico indicado para casos de choque cardiogênico. Antes de administrar o cloridrato de dopamina, as seguintes condições devem ser corrigidas: hipovolemia, hipóxia, hipercapnia e acidose. Não se deve adicionar cloridrato de dopamina a soluções alcalinas, como o bicarbonato de sódio, senão a substância ativa será inativada.

Alternativas
Comentários
  • Estados de choque circulatório: choque cardiogênico pós-infarto, choque séptico, choque anafilático, retenção hidrossalina de etiologia variada.Nunca utilizar cloridrato de Dopamina (substância ativa) em soluções alcalinas, pois ocorre inativação do princípio ativo.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre medicamentos utilizados em pediatria intensiva.

    A dopamina é um vasopressor inotrópico considerado como de primeira linha, pois age diretamente nos receptores beta adrenérgicos. É indicado para casos de choque cardiogênico, além de também poder ser indicado para pós- infarto, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão aguda, dentre outros. Antes de administrar o cloridrato de dopamina, as seguintes condições devem ser corrigidas: hipovolemia, hipóxia, hipercapnia e acidose para evitar maiores complicações sistêmicas. Não se deve adicionar cloridrato de dopamina a soluções alcalinas, como o bicarbonato de sódio, para que não ocorra a inativação da substância.
    Os cuidados de enfermagem ao administrar esse medicamento estão ligados ao uso de bomba de infusão para controle adequado de administração e evitar extravasamento, que, caso ocorra deve ser usado compressa fria e realizada a troca de acesso venoso.
    Resposta do Professor: Certo.