SóProvas


ID
2919184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à psicologia aplicada ao paciente crítico e aos seus familiares, julgue o item subsequente.


Devido ao alto risco de morte de crianças e adolescentes em UTI, a permanência dessa população nessa unidade caracteriza-se como um evento traumático para os próprios pacientes, seus pais e(ou) responsáveis bem como para a equipe de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Achei lino seu comentário,estudante Solidário ,mas você não respondeu se a questão é correta ou não.

  • É correta, Maria de Fátima

  • A psicologia hospitalar ou da saúde é uma profissão que tem como foco os aspectos emocionais relacionados ao adoecimento e hospitalização de uma pessoa, bem como os fatores familiares e sociais que interferem na entrada, permanência e alta hospitalar. Ela visa minimizar o sofrimento psíquico do paciente em relação ao adoecimento devendo intervir no tripé paciente/família, equipe e instituição. 

    Após a hospitalização de um membro familiar, há uma mudança no cotidiano da família. Nenhuma das partes está preparada para lidar com a nova rotina. É notório que para a família vivenciar a hospitalização de um filho é uma experiência penosa, sofrida e traumatizante. Além disso, a doença não se constitui somente no processo orgânico, mas envolve diversas questões psicológicas que podem se manifestar no paciente, no núcleo familiar ou na equipe de profissionais da saúde. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 

    Dragalzew DCC, et all. Assistência humanizada aos pais de crianças internadas em uti pediátrica: o estado da arte. Revista Científica FacMais, Volume. XI, Número 4. Dezembro. Ano 2017/2º Semestre. 

    Almendra FSR et al. Psicologia em Unidade de Terapia Intensiva: intervenções em situações de urgência subjetiva. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.