SóProvas


ID
2919214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a situação de urgência e emergência em pediatria.


A absorção e a biodisponibilidade de diversas drogas administradas pela via intravenosa são equivalentes comparativamente à sua administração pela via intraóssea, como, por exemplo, o sulfato de morfina. Uma das limitações quanto à utilização da via intraóssea como via de acesso refere-se ao tempo máximo de permanência do acesso, que é de 36 h.

Alternativas
Comentários
  • Em comparação aos sítios de punção venosa central e periférica, a via intraóssea possui diversas vantagens. A única limitação quanto à utilização dessa técnica refere-se ao tempo máximo de permanência do acesso, que é de 24 horas.

    referencia:

  • A punção em crianças pode ser realizada com uma agulha comum de injeção tamanho 25 x 12, agulha para raquianestesia ou com trepano para biópsia de medula óssea.

    O local para punção mais freqüentemente usado em crianças corresponde à face interna da tíbia, área anatômica e recoberta apenas por pele, pouco tecido celular subcutâneo e periósteo quando em cerca de 1 a 3 cm abaixo da tuberosidade tibial . A agulha deve ser direcionada levemente inclinada (15 a 30º) para a parte distal evitando a punção da cartilagem de crescimento metafisária. Ao se sentir a ponta da agulha atravessando a córtex óssea, não mais se deve aprofundá-la.

    A penetração da agulha na cavidade medular pode ser determinada pelos seguintes parâmetros:

    1) Perda discreta da resistência óssea;

    2) A agulha permanece na posição "de pé" sem suporte;

    3) Pode-se aspirar medula óssea (semelhante a sangue);

    4) A infusão de bolus de 5 a 10 mL de solução fisiológica com uma seringa, resulta em mínima resistência e não deve haver evidência de infiltração no subcutâneo;