SóProvas


ID
2919223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.


A neutropenia é uma das complicações mais comuns decorrentes do uso de quimioterapia em doentes oncológicos. Esse quadro ocorre quando a contagem de neutrófilos maduros é inferior a 1.500/mm3. Nesse caso, o risco de infecção será maior quanto menor for a contagem de neutrófilos, da seguinte forma: mínimo risco de infecção (1.000 < neutrófilos < 1.500); moderado risco de infecção (500 < neutrófilos < 1.000); e alto risco de infecção (neutrófilos < 500).

Alternativas
Comentários
  • O número normal de neutrófilos no sangue deve ser superior a 1.500/μL em indivíduos brancos e superior a 1.200/μL em pessoas negras. A neutropenia pode ser classificada de acordo com a contagem de neutrófilos e o risco de infecção:

    ·        Neutropenia leve (1.000 a 1.500/μL);

    ·        Neutropenia moderada (500 a 1.000/μL);

    ·        Neutropenia grave (

    A neutropenia grave e aguda, causada por uma produção deficiente de neutrófilos, pode levar à morte pessoas com o sistema imunológico comprometido.

    Fonte:

    Gabarito: Correto

  • Neutropenia é uma diminuição do número de neutrófilos sanguíneos, células de defesa (glóbulos brancos) que protegem o organismo contra partículas estranhas e micro-organismos invasores. Por isso uma pessoa com neutropenia tem mais chances de ter infecções causadas por bactérias ou fungos.

    O número normal de neutrófilos no sangue deve ser superior a 1.500/μL em indivíduos brancos e superior a 1.200/μL em pessoas negras. A neutropenia pode ser classificada de acordo com a contagem de neutrófilos e o risco de infecção:

    A neutropenia grave e aguda, causada por uma produção deficiente de neutrófilos, pode levar à morte pessoas com o sistema imunológico comprometido.

    tratamento da neutropenia depende se ela é aguda (que ocorre por horas ou dias) ou crônica (persiste por meses ou anos).

    neutropenia aguda requer o tratamento imediato com antibióticos intravenosos ao primeiro sinal de infecção, como febre, tosse, diarreia, dor, inchaço ou vermelhidão em alguma parte do corpo, dor de garganta ou dor ao urinar.

    Se a febre diminuir em 72 horas, a terapia com antibióticos é mantida por, no mínimo, mais 7 dias, até não haver mais sinais ou sintomas de infecção. Os antibióticos também podem ser mantidos até que a contagem de neutrófilos seja maior que 500/μl.

    Se a febre persistir por mais de 72 horas e o paciente piorar, é provável que a infecção seja causada por fungos. Nesse caso, inicia-se também o tratamento com medicamentos antifúngicos.

  • "Neutropenia pode ser definida, com base na contagem de neutrófilos, como leve (1.000-1.500/mm3), moderada (500-1.000/mm3) ou grave (menor que 500/mm3)."

    Fonte: PORTARIA Nº 113, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Anemia Aplástica, Mielodisplasia e Neutropenias Constitucionais –Uso de Fatores Estimulantes de Crescimento de Colônias de Neutrófilos.