SóProvas


ID
2919229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.


A hiperleucocitose é uma condição presente em pacientes com leucemia linfoide aguda, quando há um número excessivo de leucócitos circulantes (maior que 100.000/µL), e tem como possíveis complicações: convulsões, hemorragia cerebral e síndrome de lise tumoral, pois interfere na viscosidade sanguínea.

Alternativas
Comentários
  • Hiperleucocitose pode ser definida arbitrariamente como uma contagem de leucócitos no sangue periférico superior a l00.000/mm3.

    Esta condição ocorre em 9 a 13% das LLAs e em 5 a 22% das LMAS, e em praticamente todas as crianças portadoras de LMC em fase crônica da doença.

    O reconhecimento desta situação é importante, pois está associada a uma mortalidade de 23% durante a fase inicial de redução celular nos pacientes com LMA e de 5% nos pacientes com LLA.

    Particularmente, em pacientes com LMA e nível leucocitário superior a 300.000/mm3, a incidência de morte precoce é bastante elevada.

    As causas de mortalidade precoce em LMA incluem hemorragia ou trombose intracraniana, sangramento ou leucostase pulmonar. 

    Fonte:

    Davendralingam Sinniah. Nancy J. Bunin. .

    Blibliomed