SóProvas


ID
2919259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da terapia intravenosa em pediatria e de aspectos a ela relacionados, julgue o item subsequente.


Após a colocação do cateter venoso central de longa permanência totalmente implantável em centro cirúrgico, a sua primeira manipulação estará liberada a partir de 72 h a 96 h, devido à sensibilidade do paciente. Caso seja necessária sua utilização imediata após a colocação, o dispositivo deverá ser ativado no centro cirúrgico.

Alternativas
Comentários
  • A dor é o único fator limitante para punção do dispositivo logo após sua implantação. Se o paciente está sentindo dor que impossibilite a punção, deve-se aguardar um período de 24 a 72 horas para sua utilização.

    Se não tiver dor poderá ser feito o uso imediato do dispositivo, dessa forma ele deve ser puncionado no centro cirúrgico.

    fonte:

    Conhecimento de enfermeiros acerca do manuseio de cateter totalmente implantado

    Nayara Nárley Pires

    Christiane Inocêncio Vasques

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a terapia intravenosa em pediatria.

    O cateter venoso central de longa permanência totalmente implantável é muito utilizado por pacientes em tratamento com quimioterapia ou naqueles que precisam de administração contínua e regular de algum medicamento por via endovenosa. 

    Sua manipulação não é caracterizada como atividade privativa do enfermeiro pelo Conselho Federal de Enfermagem. Porém, por ser procedimento complexo não pode ser executada por técnicos e auxiliares de enfermagem.. 

    Após a colocação, a sua primeira punção estará liberada a partir de 48 a 72 horas, devido à necessidade de palpação do reservatório e a sensibilidade do paciente. 

    A manipulação precoce leva ao risco de seroma, hematoma e de deiscência da sutura do local de inserção. 


    Resposta do Professor: Errado.