SóProvas


ID
2919304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o método START (simple triage and rapid treatment), usado para classificar e identificar múltiplas vítimas, julgue o item a seguir.


Na avaliação dos sinais vitais, se a criança apresentar ausência de pulso, deverá ser imediatamente classificada e identificada com a cor amarela.

Alternativas
Comentários
  • Imediata / emergência (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.

    Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo na cena até tratamento definitivo. Exemplo: membros fraturados.

    Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem deambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Essas vítimas são as que costumam causar alguns problemas, pois estão deambulando, assustadas e com dores. Deve-se investir apoio psicológico e orientação para que não sobrecarreguem o serviço terciário de saúde. Exemplo: escoriações difusas no corpo.

    Mortos (cor cinza ou preto): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente. Exemplo: paciente em parada cardíaca, exposição de massa encefálica.

    A categorização pode ser facilitada pelo uso de cartões nas cores vermelha, amarela, verde e preta (cinza). Esses instrumentos são colocados em cada vítima de acordo com a gravidade.

    Fonte: https://www.iespe.com.br/blog/o-que-e-o-metodo-start/

    Instagram:@praticasintensiva

  • No caso apresentado na questão a criança deveria ser classificada em qual categoria?
  • Vítima verde: anda.

    Vítima vermelha: respiração > 30 ou Enchimento Capilar > 2 segundos ou pulso radial ausente ou respira após abertura de vias aéreas.

    vitima amarela: não anda mas cumpre ordens simples.

    vítima cinza ou preta: não respira mesmo após as manobras abertura de vias aéreas.

    • VERDE -Consegue andar e pode esperar e até ajudar
    • AMARELO - Sem risco iminente de morte. Não anda. FR <30 Enchimento capilar normal < 2 segundos
    • VERMELHO - Risco de morte. Respiração Ausente ou FR > 30. Enchimento capilar > 2 segundos. Não responde ordens simples.
    • PRETO - Óbito

    Vermelho – prioridade 1 Corresponde aos feridos graves, com lesões severas, em situações de riscos iminentes, cujas probabilidades de sobreviver dependem de cuidados imediatos, por equipe médica experiente, em local adequado (pacientes de alto risco).

    Amarelo – prioridade 2 Corresponde aos feridos com lesões graves, mas, que por não estarem em estado de risco iminente, tem menor prioridade que os de alto risco, já que sua sobrevivência independe de cuidados imediatos.

    Preto – prioridade 3 Corresponde aos pacientes terminais, com lesões de extrema gravidade e cujo prognósticos são sombrios, que, mesmo atendido imediatamente por equipe médica experiente, irão falecer.

    Verde – Prioridade 4 Pacientes com lesões leves e baixo nível de risco e são liberados para controle ambulatoriais

  • crianças de até 8 anos , com ausência de pulso devem ser classificados como cinza/inviável.

  • A triagem de múltiplas vítimas podem ser classificada em quatro categorias:

    Vermelha - Prioridade 1 - A vítimas que necessitam de algum tratamento médico antes de um transporte rápido ao hospital, ou que precisam ir rapidamente ao hospital para cirurgia. Se a criança respira com uma frequência abaixo de 15 ou acima de 45 mvm, é considerada “vermelho".

    Amarela - Prioridade 2 - vítimas que necessitam de algum tipo de tratamento no local enquanto aguardam transporte ao hospital, não apresentam risco de vida imediato. Se a criança estiver alerta ou responder a um chamado verbal ou a um estímulo doloroso com localização do estímulo e retirada proposital do estímulo, ela é considerada uma vítima “amarelo"

    Verde - Prioridade 3 - vítimas que não necessitam de tratamento médico ou transporte imediato, possuem lesões sem risco de vida. Por exemplo, vítimas que estejam andando pela cena.

    Preta ou cinza - Prioridade 4 - vítimas em óbito ou que não tenham chance de sobreviver. Se o pulso for ausente deve ser classificada como cinza.

    Portanto na avaliação dos sinais vitais, se a criança apresentar ausência de pulso, deverá ser imediatamente classificada e identificada com a cor CINZA.


    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.