O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.
Ele foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo, e é aplicável a todos as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade. O protocolo tem como principal objetivo reduzir índices de mortalidade e morbidade em vítimas de qualquer tipo de trauma.
X - controle inicial de hemorragias
A - vias aéreas e controle da coluna cervical
B - respiração e ventilação
C - circulação e controle de hemorragias
D - incapacidade de estado neurológico
E - meio ambiente
PHTLS 9ª ED.
A imobilização cervical deve acontecer em todo paciente vítima de trauma, seja abdominal ou não.
No atendimento pré-hospitalar não tem como avaliar a extensão da lesão interna abdominal.
O paciente pode possuir uma lesão assintomática raquimedular que apenas em ambiente hospitalar pode ser diagnosticada.
A
A imobilização cervical nos primeiros socorros é fundamental para evitar que o quadro do paciente se agrave, no caso de um possível trauma.
Esta manobra ajuda a dar uma segurança maior durante o transporte da pessoa até o hospital, pois não permite que as articulações da cervical fiquem em posição neutra e assim, a lesão na coluna não afeta a medula durante a movimentação.
Já na unidade de atendimento, o paciente passará pelos exames necessários para descobrir se existe ou não o trauma e a necessidade do colar cervical durante o tratamento.
Não importa se o trauma foi abdominal a imobilização cervical deve acontecer em todo paciente vítima dele.