SóProvas


ID
2919409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

À luz das normativas e dos protocolos nacionais de atendimento a vítimas de traumas, julgue o item subsequente.


Massagens de seio carotídeo podem ser executadas apenas em adultos e idosos, não devendo ser executadas em crianças.

Alternativas
Comentários
  • estudante solidário para de fazer esses comentários, aff

  • CARA MALA!

  • A massagem do seio carotídeo (MSC) é uma técnica simples, de baixo custo, realizada à beira do leito, com índice de complicações muito reduzida, que requer para a sua realização apenas um eletrocardiógrafo e um médico familiarizado com o método. As indicações diagnósticas e terapêuticas são diversas. No campo das indicações diagnósticas, destaca-se a pesquisa da hipersensibilidade do seio carotídeo (HSC) e da chamada síncope do seio carotídeo (SSC). Entre as indicações terapêuticas, destaca-se a possibilidade de reversão de crises de taquicardia paroxística supraventricular (TPSV).

  • As manobras vagais podem ser tentadas em qualquer paciente estável antes da cardioversão com drogas, com índice de sucesso variável. O reflexo vagal induzido produz bloqueio transitório do nodo A-V, quebrando o circuito de reentrada. Nos lactentes, a manobra vagal pode ser realizada a partir da aplicação da bolsa de gelo sobre a face do paciente por cerca de 20 segundos (reflexo do mergulho), com o cuidado de não obstruir as vias aéreas (classe IIa). Nos pacientes maiores, a massagem do seio carotídeo (sobre a carótida e o mais alto possível) alternadamente, de cada lado do pescoço, e a manobra de Valsalva são as mais indicadas (classe IIb). A compressão do bulbo ocular está contraindicada para indução do reflexo vagal, pelo risco de deslocamento de retina.

    Fonte:

    http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/39

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os protocolos nacionais de atendimento a vítimas de traumas.

    A massagem de seio carotídeo é um teste utilizado para avaliar pacientes com mais de 40 anos de idade ou com história sugestiva de hipersensibilidade do seio carotídeo. Essa poderá causar síncope súbita , especialmente em idosos,  e que pode causar sérios problemas associados à queda. 

    Resposta do Professor: Errado.