SóProvas


ID
2919976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      Um homem de setenta anos de idade, com hipertensão arterial e diabetes melito, buscou atendimento médico com relato de dor torácica, retroesternal, desencadeada por esforços moderados. Relatou uso contínuo de inibidor da enzima conversora de angiotensina e metformina. Como o resultado do seu teste ergométrico mostrou-se inconclusivo, foi indicada a realização de angiografia coronariana. No dia seguinte ao desse procedimento, ele retomou as atividades laborais e o uso dos medicamentos de rotina. Dois dias depois do cateterismo, esse paciente apresentou náuseas, vômitos e redução do volume urinário. Após avaliação e realização de exames, foi diagnosticada insuficiência renal aguda (IRA).

A respeito desse quadro clínico, julgue o item seguinte.


A suspensão do uso de metformina até 48 h após o cateterismo deveria ter sido realizada como medida de prevenção à nefropatia induzida por contraste.

Alternativas
Comentários
  • A administração intravascular de contrastes iodados em exames como ocorre comumente em Cateterismo pode levar à insuficiência renal.

    Pode induzir acúmulo de metformina, resultando em acidose lática.

    Com isso, se faz necessária a suspensão do medicamento METFORMINA 48 horas ANTES do procedimento até 48 horas APÓS o procedimento ou o retorno da função renal adequada.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças renais.

    A insuficiência renal aguda (IRA) é muito comum após realização de procedimentos que usam contraste iodado, como o cateterismo.

    É indicado a suspensão do uso de metformina antes de procedimentos que usam contraste iodado e naqueles pacientes com TFG entre 30 e 60 ml/MIN/1,73m². Reavaliar até 48 h após o cateterismo como medida de prevenção à nefropatia induzida por contraste.

    A metformina é contra-indicada para pacientes com TFG<30 ml/MIN/1,73m².

    Resposta do Professor: Certo.

  • obrigado, INSUPORTÁVEL