SóProvas


ID
2920006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à anatomia coronariana, julgue o item a seguir.


Na maioria das pessoas, o tronco da coronária esquerda bifurca-se, formando as artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (CX); entretanto, em alguns indivíduos, esse tronco trifurca-se, e, nesse caso, a artéria que se posiciona entre a DA e a CX recebe o nome de artéria descendente posterior.

Alternativas
Comentários
  • Circulação arterial coronaria

    O tronco coronário esquerdo origina-se do seio Aórtico esquerdo e passa atrás do tronco pulmonar. Ele,normalmente, tem trajeto horizontalizado ou assume leve trajeto caudo-cranial e divide-se em artéria descendente anterior e artéria circunflexa. Ocasionalmente, o tronco coronário esquerdo termina em uma trifucação, originando o ramo diagonalis que se direciona lateralmente à artéria descendente anterior.

  • REFERÊNCIAS:

    .

  • Artéria Coronária esquerda ou tronco da coronária esquerda (TCE)

    A coronária esquerda divide-se em descendente anterior (DA) e circunflexa (CX). A DA tem como filial as artérias diagonais e centrais esquerdas e elas irrigam a parte anterior do ventrículo esquerdo e do septo interventricular. As septais se dirigem ao septo interventricular; são intramiocárdicas, ocorrem em número variado, do início da artéria descendente anterior à ponta do ventrículo esquerdo. Os ramos diagonais se originam lateralmente à parede esquerda da artéria descendente anterior, têm sentido oblíquo, se dirigem à parede lateral alta do ventrículo esquerdo e são também conhecidos como ramos anteriores do ventrículo esquerdo. A CX e suas filiais marginais irrigam a parte lateral do ventrículo esquerdo. Pode ocorrer uma trifurcação originando-se na bissetriz do ângulo formado pela artéria descendente anterior e artéria circunflexa, que é o ramo chamado diagonalis, que cruza obliquamente a parede ventricular. A artéria CX posiciona-se no sulco atrioventricular esquerdo e o percorre, desde o seu início, a partir do tronco da coronária esquerda. Em cerca de 30% dos casos, a artéria do nó sinusal origina-se da artéria circunflexa em lugar da coronária direita, podendo ocasionalmente, cerca de 10% dos casos, originarem-se diretamente do tronco da coronária esquerda. 

    FONTE: www.portaleducacao.com.br

    CREIA EM DEUS, FAÇA SUA PARTE!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre à anatomia coronariana.

    Na maioria das pessoas, o tronco da coronária esquerda bifurca-se, formando as artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (CX) esquerda; em 30% dos indivíduos, esse tronco trifurca-se, e, nesse caso, a artéria que se posiciona entre a DA e a CX recebe o nome de artéria diagonal que tem o papel de irrigar a parede antero lateral do ventrículo esquerdo.


    Resposta do Professor: Errado.

  • Na maioria das pessoas, o tronco da coronária esquerda bifurca-se, formando as artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (CX); entretanto, em alguns indivíduos, esse tronco trifurca-se, e, nesse caso, a artéria que se posiciona entre a DA e a CX recebe o nome de artéria DIAGONALIS ou ramo intermédio. REFERÊNCIA: BATISTA, A.V.S. et al. ESTUDO DA ANATOMIA DA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA E SUAS VARIAÇÕES: PERSPECTIVAS DE NOVA CLASSIFICAÇÃO. 2011.