SóProvas


ID
2920009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à anatomia coronariana, julgue o item a seguir.


Na maioria das pessoas, o nó sinoatrial (sinusal) é irrigado por um ramo atrial que se origina na artéria descendente anterior.

Alternativas
Comentários
  • tanto o nó SA quanto o nó AV eram irrigados por ramos da artéria coronária direita.

    referência:

  • Não é não.

  • De acordo com o Portal da Educação - Fisioterapia- artéria coronária-37724:

    "A coronária direita faz a irrigação do átrio e ventrículo direitos, da porção posterior do septo interventricular, dos nós sinusal e atrioventricular e, ainda, de parte da parede posterior do ventrículo esquerdo. A coronária esquerda é responsável pela irrigação da parede anterolateral do ventrículo esquerdo, átrio esquerdo e da porção anterior e mais significativa do septo interventricular.

    [...]

    A coronária direita dá origem, em 60% dos corações, à artéria do nó sinusal, que se dirige para cima e medialmente, circundando o óstio da veia cava superior, irrigando neste trajeto o átrio direito e principalmente o nó sinusal. Além da artéria do nó sinusal, a coronária direita emite para os átrios alguns ramos de pequeno calibre. "

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre anatomia coronariana.

    Na maioria das pessoas, o nó sinoatrial (sinusal) é irrigado por um ramo atrial que se origina na artéria coronária direita (em 53% dos casos); pelo ramo circunflexo e da artéria coronária esquerda (em 42,66% dos casos) e 4,33% pelas 2 coronárias.



    Resposta do Professor: Errado.

     

    Referencia: Ramanathan, Lakshmi et al. Origem das artérias dos nós sinoatrial e atrioventricular em população do sul da Índia: um estudo angiográfico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2009, v. 92, n. 5 [Acessado 8 Junho 2021] , pp. 342-348. 
  • O suprimento sanguíneo é feito pela artéria do nó sinoatrial (ANSA), originada da artéria coronária direita. REFERÊNCIA: VIDOTTI, A.P. Vascularização arterial da região do nó sinoatrial em corações humanos normais. 2006.