Para compreender a natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais é necessário situá-los em relação a quatro níveis de concretização curricular, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro. Tais níveis não representam etapas sequenciais, mas sim amplitudes distintas da elaboração de propostas curriculares com responsabilidades diferentes que deve buscar uma integração e, ao mesmo tempo autonomia.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular e são uma referência nacional para o Ensino Fundamental.
O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios.
terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão do seu projeto educativo.
O quarto nível é a concretização curricular, é o momento da realização da programação das atividades de ensino e a aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas no nível anterior faz sua programação adequando-a aquele grupo específico de alunos.