SóProvas


ID
2921575
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

João acabou de selecionar um link para obter uma página Web de dentro do seu browser Web, o qual está configurado como um cliente HTTP com conexões não-persistentes. O endereço IP para a URL selecionada não está armazenado no seu host local. Os protocolos das camadas de aplicação e de transporte que serão usados para completar a requisição feita por João, além do protocolo HTTP, serão:

Alternativas
Comentários
  •  d) DNS e TCP;

    Mas porque não a letra A? O Tipo de conexão HTTP não persistente tem uma forte ligação com o TCP

    Tipos de conexões HTTP

    HTTP não persistente A conexão TCP é desfeita ao final da entrega de cada objeto. A conexão NÃO PERSISTE para outros objetos. O browser pode abrir várias conexões TCP simultâneas (paralelismo). Pode sobrecarregar o Servidor (administração de mais buffers e variáveis TCP no lado Cliente e Servidor) e tem maior tempo de resposta (requisição de conexão a cada objeto solicitado). O HTTP/1.0 utiliza HTTP não persistente.

     

    HTTP persistente Múltiplos objetos podem ser enviados sobre uma mesma conexão TCP (com paralelismo ou sem paralelismo). Sem paralelismo, o Servidor fica ocioso entre o final do envio do objeto e a recepção da requisição de envio do próximo objeto (desperdício de recurso) e maior tempo de reposta para montar a página WEB. O HTTP/1.1 utiliza conexões persistentes em seu modo padrão.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Conex%C3%B5es_http

  • Eu marquei DNS e UDP.

    Em Redes de Computadores e a Internet (Kurose, 5a edição Brasileira) página 96: "O protocolo DNS utiliza UDP e a porta 53".

    Mas o extrato em lista que ambos protocolos da camada de transporte TCP e UDP podem ser usados.

  • Paulo Alexandre da Silva Costa, concordo com vc, o DNS utiliza UDP para resolução de nomes e TCP para atualizações e sincronizações.

  • O correto, na minha optinião, é a letra A.

    Explanation:

    O enuncidado diz: "[...] além do protocolo HTTP", portanto, o TCP está de fora, uma vez que, o HTTP (camada de aplicação) usa os serviços do TCP (camada de transporte).

    Agora o DNS (camada de aplicação) pode usar tanto os serviços do TCP como do UDP (ambos da camada de transporte), porém diversas fontes informam que o default é o UDP¹² (na porta 53) e o TCP apenas para o fall back.

    Portanto, os protocolos usandos deveriam ser DNS e UDP.

    [1] geeksforgeeks.org/why-does-dns-use-udp-and-not-tcp/

    [2] infoblox.com/dns-security-resource-center/dns-security-faq/is-dns-tcp-or-udp-port-53/

  • Também acho que a resposta é a letra A, o DNS usa TCP, principalmente para transferências entre Zonas, mas no contexto da questão eu entendo que seria UDP. Seria bom uma explicação de Professor(mesmo sabendo que não vai acontecer).

  • Errei a questão e buscando justificativas para a resposta correta, ao meu ver:

    1- O DNS seria utilizado para verificar qual é o IP do servidor, uma vez que "O endereço IP para a URL selecionada não está armazenado no seu host local."

    2- Para "completar a requisição (HTTP) feita por João" como um todo, seria utilizada o protocolo TCP pois essa requisição cliente-servidor necessitaria de um protocolo de transporte confiável. Com o endereço de IP "em mãos", seria aberta uma conexão para obter resposta do site requisitado, como detalhado nos sites de referência.

    Também marquei DNS e UDP inicialmente pois a frase "conexões não persistentes" me confundiu um pouco. Mas como foi dito em um dos comentários também, no HTTP não persistente "A conexão TCP é desfeita ao final da entrega de cada objeto, ou seja, é iniciada com o TCP mas ela NÃO PERSISTE para outros objetos. (Explicação mais detalhada sobre Conexão Não Persistente e Persistente no último link)

    REFERÊNCIAS

    https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Overview

    https://imasters.com.br/front-end/anatomia-de-uma-requisicao-http

    http://gabsferreira.com/o-que-e-o-http-como-funciona-request-respose/

    https://www.programacaoprogressiva.net/2019/02/HTTP-Conexao-Persistente-e-Nao-Persistente-Apostila-de-Redes.html