SóProvas


ID
2921935
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos no texto da Constituição de 1988, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Constituição Federal:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

     

     

  • gabarito c

     

    A qualquer Hora                                          Só de dia

    Consentimento do morador                        Determinação judicial

    Flagrante delito

    Desastre

    Prestar socorro

  • GABARITO C

     

    O conceito de casa está descrito no artigo 150 do Código Penal, § 4º:

    I. Qualquer compartimento habitado;

    II. Aposento ocupado de habitação coletiva;

    III. Compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade. 

  • QUAL O ERRO DA QUESTÃO E?

  • Erro da alternativa E:

    é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

  • A)  é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 

    B)  é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem

    GABARITO

    D) - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;  

    E)- é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

  • Correta: C

    Banca cobrou Letra Fria da Lei

    A ) É livre a manifestação do pensamento, assegurando-se o anonimato.

    Errado: CF Art. 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    B ) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, não cabendo a indenização por dano material, moral ou à imagem.

    Errado: CF Art. 5º V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    C ) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Correto: Texto da CF

    D ) É proibido o exercício de qualquer ofício ou profissão.

    Errado: CF Art. 5º XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

    E ) É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, sem os seus bens.

    Errado: CF Art. 5º XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

  •  

    A)É livre a manifestação do pensamento, sendo

    vedado anonimato.

     

    B)É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo,além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

     

    C)A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

     

    D)É livre o exercício de qualquer trabalho,oficio ou profissão.

     

    E)É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, com seus bens.

     

     

  • Angelina, o erro da E está no final, pois diz que o sujeito sai do país sem os seus bens.. rsrs

  • A) Vedado o anonimato.

    B) Cabe indenização.

    D) É livre.

    E) Deixa os bens do cara quieto. Pode levar sim.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GAB C

     

     a) É livre a manifestação do pensamento, assegurando-se  [sendo vedado]  o anonimato. 

     b) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, não cabendo [além da] a indenização por dano material, moral ou à imagem.

     c) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. 

     d) [É livre] É proibido o exercício de qualquer [trabalho], ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

     e) É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, [com] sem os seus bens.

     

    AVANTE! FORÇA!

  • Gabarito: C

    A banca cobrou a Lei seca dos incisos do artigo 5º

    A) É livre a manifestação do pensamento, assegurando-se o anonimato.

    artigo 5º, IV: é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, 

    B) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, não cabendo a indenização por dano material, moral ou à imagem.

    art. 5º, inciso V: é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem

    C) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    É proibido o exercício de qualquer ofício ou profissão. GABARITO (C)

    D) É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, sem os seus bens.

    art. 5, XV, CF, É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

  • Letra da lei seca pra ver se tu é bom! Muiitos negligenciam, mas é 70% da tua prova.

  • a)    É livre a manifestação do pensamento, assegurando-se o anonimato.

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

    b)    É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, não cabendo a indenização por dano material, moral ou à imagem.

    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem

    c)    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Letra C – correta

    d)    É proibido o exercício de qualquer ofício ou profissão.

    XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;  

    e)    É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, sem os seus bens.

    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

  •  

    Questão Muito Fácil 91%

    Gabarito Letra D

     

    CF – ART 5º

     

     

    A ) IV - é livre a manifestação do pensamento, (assegurando-se) SENDO VEDADO o anonimato;

     

     

    B ) V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, (não cabendo a indenização ) PROPORCIONAL AO AGRAVO, ALÉM DA INDENIZAÇÃO por dano material, moral ou à imagem.

     

     

    C ) A CASA É ASILO INVIOLÁVEL DO INDIVÍDUO, NINGUÉM NELA PODENDO PENETRAR SEM CONSENTIMENTO DO MORADOR, SALVO EM CASO DE FLAGRANTE DELITO OU DESASTRE, OU PARA PRESTAR SOCORRO, OU, DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL.

     

     

    D ) XIII – é (proibido) LIVRE o exercício de qualquer trabalho, OFÍCIO OU PROFISSÃO, ATENDIDAS AS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS QUE A LEI ESTABELECER;

     

     

    E ) XV - É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, (sem) COM os seus bens.

     

     

     

    Bendito seja o nome do SENHOR!

  • Gabarito C

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;          

    Fonte: CF

  • Deveria entrar em vigor a letra "D" kkkkk "É proibido o exercício de qualquer ofício ou profissão"

  • gabarito triste :c

  • A questão trata dos direitos e garantias fundamentais previstos no art. 5° da Constituição Federal de 1988. Assim, analisando as alternativas:

    a) INCORRETA. O anonimato é vedado.
    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    b) INCORRETA. Cabe indenização por dano material, moral ou à imagem.
    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    c) CORRETA. Nos termos do inciso XI.
    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    d) INCORRETA. É livre o exercício de qualquer ofício ou profissão. O que ocorre é que este exercício pode ser limitado futuramento pelo advento de lei.
    XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

    e) INCORRETA. Pode entrar, permanecer ou sair com os seus bens.
    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

    Gabarito do professor: letra C

  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;          

     

  •  cf\88

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    gb = c

    pmgo

  • Candidato (a). O examinador teve a intenção de saber se você estudou e guardou o conteúdo do inciso XI, do art. 5º, da CF/88, reproduzido a seguir: “ a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. As demais alternativas não estão de acordo com o art. 5º da CF/88.

    Resposta: Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    FONTE: CF 1988

  •  

    C)A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

     

  • GABARITO: C

    Art. 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

  • GABARITO: C

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.