SóProvas


ID
2922880
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Ivaiporã - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Luiz Lopes Coelho, o escritor boêmio que criou

um detetive bossa-nova

A reedição dos contos recupera a obra do pioneiro do gênero policial no país e criador do Doutor Leite, um Sherlock Holmes tropical.

Ruan de Sousa Gabriel



    Quando o escritor e advogado paulistano Luiz Lopes Coelho (1911-1975) morreu, a tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, onde ele se formara, prestou-lhe uma simpática homenagem: “Herói da Revolução de 32, constitucionalista, escritor, gênio, bom copo, degustador dos melhores pratos, grande apreciador da mulher brasileira”. A nota resume bem a índole de Lopes Coelho, que se equilibrava entre o rigor do Direito Comercial e a boemia paulistana. 

   Ele foi um dos fundadores do Clubinho, reduto da intelectualidade festiva no centro, e circulava pelos meios artísticos da cidade. Dirigiu a Fundação Cinemateca Brasileira, foi diretor presidente da Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, membro do Conselho Consultivo da Fundação Bienal e advogado do poeta modernista Oswald de Andrade (1890-1954). 

    A maior contribuição de Lopes Coelho para a arte pátria se deu no campo da literatura: ele foi pioneiro do gênero policial e criou o primeiro detetive brasileiro a bater ponto em mais de uma história, o Doutor Leite. Publicou três livros de contos policiais: A morte no envelope (1957), O homem que matava quadros (1961) e A ideia de matar Belina (1968) – que vendeu mais de 50 mil exemplares. Críticos tarimbados como Sérgio Milliet e Otto Maria Carpeaux adoravam as aventuras do Doutor Leite. Após a morte do autor, os livros de Lopes Coelho foram sumindo das livrarias, mas acabam de ser reeditados como Contos reunidos (Sesi-SP Editora, 408 páginas, R$ 69), num belo volume ilustrado com colagens do artista plástico Zé Vicente. 


Adaptação de http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/03/luiz-lopescoelho-o-escritor-boemio-que-criou-um-detetive-bossa-nova.html, acesso em 28 de mar. de 2017

É correto dizer que a tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo prestou homenagem a:

Alternativas
Comentários
  • burguesia e boemia paulista podem ser considerados a mesma coisa ?

  • 1o parágrafo : 3a linha : É correto dizer que a tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo prestou homenagem a :

    RESPOSTA: TEXTO ( 1o parágrafo linha 10 e 11 ) :

    Luiz Lopes Coelho que se equilibrava entre o rigor do direito comercial e a BOEMIA paulista .

    GABARITO : B ) : Luiz Lopes Coelho que se EQUILIBRAVA entre : rigor do direito comercial e a BURGUESIA paulista.

    ARGUMENTAÇÃO : QUER DIZER QUE O LITERÁRIO LEVAVA A VIDA EQUILIBRADA . ELE ERA ESCRITOR E ADVOGADO ( literário : honesto , alegre , bem sucedido e com poder ) .

    EX : Luiz Lopes Coelho era burguês ( poder como advogado e literário) e boêmio ( alegre , gostava de se divertir com os amigos : FUNDOU : Clubinho e era diretor da Associação de amigos : 2o parágrafo do texto ) .

    Observação :

    BOÊMIO: ADJETIVO qualificativo,pode tanto ser empregado com sentido pejorativo, quando se refere ao indivíduo que leva uma vida sem regras, padrões ou limites, como também uma designação para uma vida hedonista, alegre e livre.BOEMIA : Estilo de vida não convencional, alegre e despreocupado OU envolve atividades musicais, artísticas ou literárias.

    BURGUÊS : classe média; oposição à classe operária.SUBSTANTIVO masculino. BURGUESIA : Gozar, com o seu enriquecimento, de crescente liberdade e poder .

  • A meu ver, o gabarito esta ERRADO

    Luiz Lopes Coelho que se equilibrava entre o rigor do direito comercial e a BOEMIA paulista .

    Luiz Lopes Coelho que se equilibrava entre o rigor do direito comercial e a burguesia paulista.

    Burguesia não é sinônimo de boemia !!!

    A resposta correta seria - Conforme retirado do texto -

    "ele foi pioneiro do gênero policial e criou o primeiro detetive brasileiro  a bater ponto em mais de uma história, o Doutor Leite." RESPOSTA C

    E como bem relatou a colega Silvia

    BOÊMIO: ADJETIVO qualificativo,pode tanto ser empregado com sentido pejorativo, quando se refere ao indivíduo que leva uma vida sem regras, padrões ou limites, como também uma designação para uma vida hedonista, alegre e livre.BOEMIA : Estilo de vida não convencional, alegre e despreocupado OU envolve atividades musicais, artísticas ou literárias.

    BURGUÊS : classe média; oposição à classe operária.SUBSTANTIVO masculino. BURGUESIA : Gozar, com o seu enriquecimento, de crescente liberdade e poder .

    POR FAVOR ALGUM PROFESSOR que possa orientar QC!!

  • Soraia essa alternativa C ) ( 3o parágrafo do texto ) não é o q a questão quer : A maior contribuição de LOPES COELHO para a arte pátria se deu no campo da literatura : ele foi pioneiro do gênero policial e criou o primeiro detetive brasileiro a bater ponto em mais de uma história, o Doutor Leite .

    PERGUNTA :

    Correto dizer que a tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo prestou homenagem a QUEM ....???

    GABARITO B ) : Prestou homenagem a ele : Luiz Lopes Coelho : ELE ....que se equilibrava entre o rigor do direito comercial e a burguesia paulista .

    Alternativa C ) da pergunta :

    LUIZ LOPES COELHO foi o quê ???

    FOI O

    .. criador do gênero policial e do primeiro detive a bater ponto em mais de uma obra, o Doutor Leite .

  • Discordo do gabarito. Venho resolvendo questões dessa banca a um tempo pois vou prestar concurso organizado por eles e percebi que as questões são bem confusas e dão margem para interpretação! Mas fazer o que?! Vida que segue! Força companheiros!

  • ainda penso que a menos errada seria a assertiva "E" Luiz Lopes, um dos fundadores do Clubinho, reduto da intelectualidade festiva no centro de São Paulo.