SóProvas


ID
2923282
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gordofobia

   “O homem que casar com uma mulher gorda vai preferir trabalhar dobrado, ficar na rua, qualquer coisa, menos voltar para casa e encontrar uma mulher gorda”, disse o líder de uma instituição religiosa em um encontro de jovens entre 17 e 25 anos de idade. Na plateia, Evelyn Daisy pareceu ser a única a se importar. “Todos no salão aceitaram. Eu me senti mal, mas abri meus olhos e entendi que era preconceito”, conta ela, que se define como “preta, gorda, evangélica e feminista” e criou uma marca de roupas justamente com o objetivo de empoderar mulheres gordas e negras que, como ela, usam manequim além do número 52.

   Estudos indicam que, apesar dos esforços de conscientização, atitudes preconceituosas explícitas contra gordos aumentaram consideravelmente entre 2001 e 2010. Ainda é mais comum, no entanto, que o preconceito apareça travestido de elogio ou preocupação. Frases como “você tem o rosto tão bonito, por que não emagrece?”, “nossa, eu que sou mais magra que você não tenho coragem de usar biquíni” ou “seu marido é tão magro e você é tão gorda, dá certo?” são ouvidas por mulheres como Evelyn dia sim, outro também. Elas são reflexo da chamada gordofobia, o preconceito ou a intolerância contra pessoas gordas. 

Disponível em:https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/05/gordofobia-por-que-esse-preconceito-e-mais-grave-do-que-voce-pensa.html. Acesso em 15. jan. 2019.

Considerando-se o texto e os trechos “nossa, eu que sou mais magra que você não tenho coragem de usar biquíni”; e “seu marido é tão magro e você é tão gorda, dá certo?”, é correto afirmar que esses enunciados apresentam

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

     

    “Nossa, eu que sou mais magra que você não tenho coragem de usar biquíni”;

     

     “Seu marido é tão magro e você é tão gorda, dá certo?”.

     

    Os trechos acima mostram comparações entre um corpo magro e um corpo gordo, nota-se a partir do emprego das conjunções comparativas "mai...que" e "tão".

  • GABARITO: LETRA B

    São feitas comparações explícitas entre uma pessoa magra e uma pessoa gorda:

    “nossa, eu que sou mais magra que você não tenho coragem de usar biquíni” ou “seu marido é tão magro e você é tão gorda, dá certo

    Força, guerreiros(as)!!

  • Na verdade, os magrelos também sofrem preconceitos.

    Os preconceitos são para todos que fogem das expectativas de qualquer pessoa.

  • Eu sou gorda e  entendo, mas o bacana e conseguir matar a questão, observando, o tão ... tão que e comparação

  • E) Gordofobia

  • Não liguem para isso, pois por musculoso também sofro preconceito, de qualquer forma você sofre preconceito.

    Viva sua vida sem depender das expectativas dos outros.

  • Letra B passou longe. Não se refere a área de conhecimento mas a grupos sociais.

  • Letra B passou longe. Não se refere a área de conhecimento mas a grupos sociais.

  • falta de senso em dessa pessoa

  • Mas de fato as questões de Linguagens do Enem até hoje são extremamente subjetivas em certas questões