O Brasil é o quarto consumidor de jogos digitais do mundo, sendo um importante
empregador de mão de obra especializada e se fixando como um mercado bilionário,
com expectativa de crescimento de 13,5% ao ano, segundo pesquisa encomendada
pelo BNDES. Com mais de 60 milhões de usuários, esse mercado vem ampliando o
perfil de consumo, que até então era em sua grande maioria de público jovem
masculino, e hoje já conquista mulheres, crianças e idosos. Muito disso se explica pela
facilidade de acesso aos smartphones e às redes sociais, além é claro da utilização de
games em muitas outras áreas como na educação, nos negócios e na medicina, não
sendo mais uma exclusividade voltada apenas ao entretenimento.
Outro mercado em ascensão é do audiovisual. Em 2011, foi regulamentada pelo
Congresso Nacional a lei 12.485, que determina a veiculação de conteúdos nacionais e
inéditos na programação das televisões por assinatura. Com isso, além de valorizar a
cultura local na produção audiovisual no Brasil, o segmento ganhou ainda mais espaço
e já se posiciona em nível global como a 12ª maior economia nesse mercado que
corresponde por 0,57% do PIB brasileiro. [...]
E liderando o ranking de crescimento no Brasil, temos a indústria da moda. Nos
últimos 10 anos, o varejo de moda fez com que o país saltasse da sétima posição para
a quinta no ranking dos maiores consumidores mundiais de roupas. […]
O mercado dos jogos digitais, do audiovisual e da moda são apenas três
exemplos dos 13 segmentos que englobam o que chamamos de economia criativa. Um
setor da economia que vem ganhando destaque e driblando o cenário atual de crise
pelo qual o Brasil vem passando. São empresas que se destacam pelo talento e pela
capacidade intelectual de seus empreendedores e funcionários, e que não dependem
do tamanho da sua estrutura ou de quanto tem de capital. […]
A economia criativa, que hoje já apresenta uma média de remuneração superior
a outros setores, será um dos grandes empregadores em um futuro breve. E as cidades,
que enxergarem essa oportunidade, sairão na frente. O olhar sobre a formação de seus
jovens, que é a geração que mais impulsiona esse mercado, é um fator decisivo para o
melhor aproveitamento de uma fatia do mercado na qual o maior recurso é o potencial
criativo.
CAVALHERI, Ronaldo Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opiniao.net/blogs/opiniao/economia-criativa-e-oportunidades-de-mercado-1.691846. Acesso em 04.fev.2019.
Com base no texto, o mercado dos jogos digitais NÃO