SóProvas


ID
2923294
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         Popeye, o marinheiro de animação mais famoso dos sete mares e que completa 90 anos de existência, acaba de sair de um estúdio em Lagoa Santa para ganhar o mundo mais uma vez, protagonizando novas histórias ao lado da namorada Olívia Palito, do arqui-inimigo Brutus e do amigo Dudu.
       No próximo mês, chegará às livrarias francesas “Popeye: Un Homme à la Mer” (“Popeye: Um Homem ao Mar”, em tradução livre), história em quadrinhos publicada pela editora Michel Lafon com desenhos assinados pelo ilustrador mineiro Marcelo Lelis e com roteiro do francês Antoine Ozanan. Com bastante liberdade para redefinir os traços do famoso personagem criado por Elzie Crisler Segar, o artista buscou dar um caráter mais adulto às histórias de Popeye, distante do estilo caricatural e infantil impresso principalmente nas animações realizadas pela Fleischer Studios, nos anos de 1930.
    “Quando me chamaram para o projeto, já conheciam o meu traço e sabiam que podiam esperar uma coisa diferente. O personagem tem uma vida mais adulta, mais dura, numa cidade portuária americana da década de 70, onde passa poucas e boas para sobreviver”, antecipa Lelis ao Hoje em Dia. […] Como a ação se passa na década de 70, Lelis fez antes um trabalho de pesquisa relacionado a objetos e a formas de comportamento. “Tive que construir a identidade visual, como aqueles carrões que os americanos adoram e que a gente via nas séries, e as roupas completamente bregas, como paletó xadrez e calça boca de sino”. Apesar das efemérides, o livro não tem previsão de lançamento no Brasil.

Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/aos-90-anos-popeye-ganha-traços-mineiros-em-hq-francesa-1.686629. Acesso em 01.fev. 2019.

Com base na leitura do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

     

    3° parágrafo do texto -> o ilustrador mineiro Marcelo Lelis altera o estilo de Popeye, e em entrevista antecipa que na história o personagem tem uma vida mais adulta em uma cidade portuária americana da década de 70, onde passa poucas e boas para sobreviver.

  • Questão de referentes;

    a)enquanto Elzie Crisler Segar buscou dar um caráter mais adulto ao personagem, o francês Antoine Ozanan se responsabilizou pela elaboração do roteiro.

    Fundamentação: [...] com desenhos assinados pelo ilustrador mineiro Marcelo Lelis [...] o artista (Marcelo Lelis) buscou dar um caráter mais adulto às histórias de Popeye.

    b) Antoine Ozanan fez um intenso trabalho de pesquisa relacionado a objetos e a formas de comportamento da década de 70

    Fundamentação: [...] Lelis fez antes um trabalho de pesquisa relacionado a objetos e a formas de comportamento. 

    c) não se tem previsão de lançamento no Brasil da história em quadrinhos, “Popeye: Un Homme à la Mer” (“Popeye: Um Homem ao Mar”, em tradução livre), uma vez que (conjunção causal) essa constitui efemérides

    UM VEZ QUE tem ideia de causa.

    causa -> consequência

    Constituir efemérides é a causa de não tem previsão para lançamento no Brasil.

    Fundamentação: Apesar (conjunção concessiva) das efemérides, o livro não tem previsão de lançamento no Brasil.

    A ideia apresentada no texto é de concessão (quebra de ideia)

    APESAR das efemérides (que no primeiro momento nos leva a crer que teria laçamento no BR), o livro não (quebra de ideia) tem previsão de lançamento no Brasil.

    Sentido diferente.

    d) o ilustrador mineiro altera o estilo de Popeye ao conferir-lhe caráter de adulto da década de 70. G A B A R I T O

    Fundamentação: [...] com desenhos assinados pelo ilustrador mineiro Marcelo Lelis [...] o artista (mineiro Marcelo Lelis) buscou dar um caráter mais adulto às histórias de Popeye.

    A dúvida é o princípio da sabedoria.

    Aristóteles

  • “Quando me chamaram para o projeto, já conheciam o meu traço e sabiam que podiam esperar uma coisa diferente. O personagem tem uma vida mais adulta, mais dura, numa cidade portuária americana da década de 70, onde passa poucas e boas para sobreviver”, antecipa Lelis ao Hoje em Dia.

  • Macete sobre respostas partitivas: tda resposta contendo "partitiva" (palavra adicional) está errada. Exemplo:

    A = caráter

    B = intenso

    C = constitui

    D = gabarito