-
Gabarito B
Característica da Teoria Estruturalista
-
A teoria da contingencia é reativa, reage no ambiente. Ela entende o ambiente tanto de forma geral, como se forma específica e a sua estrutura com base na tecnologia existente, é adaptativa. Dentro da visão da contingência há dois pontos essenciais na estrutura organizacional que é a integração e diferenciação de áreas.
A integração da organização como um todo, para interagir com o ambiente e a diferenciação de áreas, para que cada área interaja com uma parte especifica do ambiente externo.
Ela entende que dependendo do ambiente que a organização está inserida faz diferença se atua de forma mecanicista ou orgânica. Em ambiente estável pode ser utilizados métodos burocráticos. Se o ambiente for dinâmico, instável, organização deve reagir e seu modelo estrutural interno se tornar orgânico, agir como um ser vivo que interage com o ambiente, recebe informações, modifica funcionamento para prover produtos e serviços para o ambiente. No modelo orgânico ela funciona mais próximo de uma organização sistêmica.
Anotações aula professor Carlos Xavier.
-
A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.
-
-
No item B, fala-se em "análise interorganizacional".
Porém, isso não tem relação com a Teoria da Contingência, uma vez que esta não foca em outras organizações em si, mas sim no ambiente.
-
O foco na análise organizacional e na análise interorganizacional é característica da Teoria Estruturalista.
Gabarito: B
-
Gab. B - foco na análise organizacional e na análise interorganizacional.
-
análise intraorganizacional e análise interorganizacional são características da teoria estruturalista.