SóProvas


ID
2923348
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Contingência, de acordo com Chiavenato (2007), é aquela segundo a qual não existe uma melhor maneira (the best way) de se organizarem as empresas, uma vez que as características estruturais de cada instituição dependem das características ambientais que as rodeiam. As organizações bem-sucedidas são aquelas que conseguem se adaptar adequadamente às demandas do ambiente em que se encontram inseridas.

Considerando-se o exposto, são características da Teoria da Contingência, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Característica da Teoria Estruturalista

  • A teoria da contingencia é reativa, reage no ambiente. Ela entende o ambiente tanto de forma geral, como se forma específica e a sua estrutura com base na tecnologia existente, é adaptativa. Dentro da visão da contingência há dois pontos essenciais na estrutura organizacional que é a integração e diferenciação de áreas.

    A integração da organização como um todo, para interagir com o ambiente e a diferenciação de áreas, para que cada área interaja com uma parte especifica do ambiente externo.

    Ela entende que dependendo do ambiente que a organização está inserida faz diferença se atua de forma mecanicista ou orgânica. Em ambiente estável pode ser utilizados métodos burocráticos. Se o ambiente for dinâmico, instável, organização deve reagir e seu modelo estrutural interno se tornar orgânico, agir como um ser vivo que interage com o ambiente, recebe informações, modifica funcionamento para prover produtos e serviços para o ambiente. No modelo orgânico ela funciona mais próximo de uma organização sistêmica.

    Anotações aula professor Carlos Xavier.

  • Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.

  • No item B, fala-se em "análise interorganizacional".

    Porém, isso não tem relação com a Teoria da Contingência, uma vez que esta não foca em outras organizações em si, mas sim no ambiente.

  • O foco na análise organizacional e na análise interorganizacional é característica da Teoria Estruturalista.

     

    Gabarito: B

  • Gab. B - foco na análise organizacional e na análise interorganizacional.

  • análise intraorganizacional e análise interorganizacional são características da teoria estruturalista.