SóProvas


ID
2923366
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um dos mecanismos para o exercício da governança pública é o controle, que compreende processos estruturados para mitigar os possíveis riscos que possam comprometer o alcance dos objetivos institucionais, garantindo a execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização, com preservação da legalidade e da economicidade do dispêndio dos recursos públicos.

Com relação à gestão de riscos e a controles internos, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

     

    https://www.venki.com.br/blog/o-que-e-gerenciamento-de-riscos/

  • GAB D

     

    Gestão de Riscos é um processo aplicado em toda organização para identificar eventos em potencial sejam incertezas que podem ser tanto riscos quanto oportunidades.

     

    O foco do processo de Gerenciamento de Riscos é cumprir com os objetivos definidos pela organização. Aliás, estratégia e risco são termos que caminham juntos. Portanto, o plano de Gestão de Riscos é uma ferramenta indispensável para o bom andamento do planejamento estratégico.

     

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/ Controladoria Geral da União. Instrução Normativa Conjunta MP/CGU de maio/2016:

     

    Todos os níveis da organização (departamentos, divisões, processos e atividades) devem ter objetivos fixados e comunicados. A explicitação de objetivos, alinhados à missão e à visão da organização, é necessária para permitir a identificação de eventos que potencialmente impeçam sua consecução; identificação de eventos: devem ser identificados e relacionados os riscos inerentes à própria atividade da organização, em seus diversos níveis; avaliação de riscos: os eventos devem ser avaliados sob a perspectiva de probabilidade e impacto de sua ocorrência. A avaliação de riscos deve ser feita por meio de analises qualitativas, quantitativas ou da combinação de ambas. Os riscos devem ser avaliados quando á sua condição de inerentes e residuais; resposta a riscos: o órgão/entidade deve identificar qual estratégia seguir (evitar, transferir, aceitar ou tratar) em relação aos riscos mapeados e avaliados. A escolha da estratégia dependerá do nível de exposição a riscos previamente estabelecido pela organização em confronto com a avaliação que se fez do risco; atividades de controles internos: são as políticas e os procedimentos estabelecidos e executados para mitigar os riscos que a organização tenha optado por tratar. Também denominadas de procedimentos de controle, devem estar distribuídas por toda a organização, em todos os níveis e em todas as funções. Incluem uma gama de controles internos da gestão preventivos e detectives, bem como a preparação previa de planos de contingência e resposta à materialização dos riscos; informação e comunicação: informações relevantes devem ser identificadas, coletadas e comunicadas, a tempo de permitir que as pessoas cumpram suas responsabilidades, não apenas com dados produzidos internamente, mas, também, com informações sobre eventos, atividades e condições externas, que possibilitem o gerenciamento de riscos e a tomada de decisão.

     

    https://www.treasy.com.br/blog/gestao-de-riscos-ou-gerenciamento-de-riscos/

    http://www.tcu.gov.br/govorganizacional/001.002.006.022.htm

  • Letra D.

    Impossível estar errada.

  • Letra A) Errada. Os controles internos devem ser elaborados considerando os riscos inerentes aos processos analisados.

    Letra B) Errada. Os resultados da gestão de riscos são instrumentos importantíssimos para a tomada de decisão. em todos os processos de trabalho, em todos os níveis organizacionais.

    Letra C) Errada. O órgão central do planejamento e gestão de riscos, o MPDDG (transformado em secretaria no atual ministério da Enconomia), orienta a política de riscos, com diretrizes essencias para identificação e documentação dos riscos operacionais. Contudo, cada órgão e entidade deverá identificar, gerenciar e controlar seus próprios risicos. Um breve exemplo seria os planos de riscos de três entidades públicas federais distintas: uma unidade prisional, um hospital público e uma universidade pública. Cada entidade tem seus próprios ambientes de tarefas, seus regramentos, suas particularidades, seus processos de trabalho e, consequente, seus riscos próprios.

    Letra D) Gabarito. 

  • Tem umas questões tipo essa que eu só acerto porque vou que opção que eu achei mais bonita a escrita

  • Gab. D - A gestão de riscos deve estar integrada ao planejamento estratégico e aos seus desdobramentos, às atividades, aos processos de trabalho e aos projetos em todos os níveis da organização, relevantes para a execução da estratégia e para o alcance dos objetivos institucionais.

  • Gestão de riscos empresariais é a coordenação de todas as atividades relacionadas a evitar que uma organização seja afetada de forna negativas (ou deixe de aproveitar de forma positiva) uma conjuntura ou cenário futuro, ou mesmo um incidente interno ou externo com potencial de acontecimento recorrente.

  • iNSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1,DE 10 DE MAIO DE 2016

    Art. 13. Os órgãos e entidades do Poder Executivo federal deverão implementar, manter, monitorar e revisar o processo de gestão de riscos, compatível com sua missão e seus objetivos estratégicos, observadas as diretrizes estabelecidas nesta Instrução Normativa.