SóProvas


ID
2923711
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação é definida como atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos independentemente da idade à qual pertençam.

Com base na classificação de documentos, analise as afirmativas.

I. A classificação necessita de inúmeros princípios classificatórios que devem ser utilizados simultaneamente.

II. O fundamento teórico-metodológico da classificação é o princípio da proveniência e o da ordem original.

III. Podemos dividir o processo classificatório em duas partes: parte intelectual e parte física.

IV. O produto da classificação é o plano de classificação de documentos. Nele, deverão estar representados os prazos de guarda dos documentos.

Em relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem estabelece prazo de guarda é a AVALIAÇÃO:

    avaliação

    Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

  • I - "inúmeros princípios classificatórios que deve ser utilizados simultaneamente" - Errado, não faz o menor sentido. Schellenberg, em sua obra apresenta apenas 3 grandes princípios de classificação (função, organização e assunto) e aborda em quais situações devem ser utilizados. Acredito que quando a questão especifica "princípios de classificação" é sobre o trabalho desse autor;

    II - Correto, princípio nessa questão é de forma ampla, como se fossem os pilares e bases da classificação.

    III - Correto, segundo COUTURE, a classificação como função arquivística pode ser divida de acordo com o momento intelectual - refere-se a determinação de qual classe, subclasse, etc deve ser o documento arquivado; e a fase mecânica ou física como mostra a questão onde aquele documento efetivamente será classificado/ ganhará o código de classificação;

    IV - Errado, o produto da classificação é sim o seu plano. Entretanto, seu conteúdo é o código, a forma de classificação, etc. Este segundo termo faz alusão a tabela de temporalidade e destinação que ocorre durante a função de avaliação.