SóProvas


ID
2923822
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os primórdios das políticas sociais estão relacionados ao aprofundamento da questão social no período de expansão do capitalismo monopolista.


Na literatura produzida pelo Serviço Social, a partir da teoria crítica, tal afirmação indica que as políticas sociais são explicadas

Alternativas
Comentários
  • Pelos interesses antagônicos entre o capital e o trabalho, portanto pelas contradições inerentes ao processo de constituição do Estado liberal, ainda que hegemonizadas pelo Capital.

  • De acordo com Behring, para compreender as Políticas Sociais é preciso rejeitar análises dicotômicas que se desdobram em duas perspectivas: economicistas (como se elas fossem exclusivamente um requisito da acumulação do capital) e politicistas (apenas como uma celebração da conquista do trabalho e dos movimentos sociais).

    Elas são síntese de múltiplas determinações pois, obviamente, estão inseridas na contradição capital-trabalho.

  • O movimento ocorrido no âmbito do Serviço Social latino-americano, a partir da década de 1970, mudou decisivamente os rumos da profissão no continente. Esse processo, denominado Movimento de Reconceituação, desloca o debate da profissão do “metodologismo” até então reinante, para o debate das relações sociais nos marcos do capitalismo, e com ele passa a dar ampla visibilidade à política social como espaço de luta para a garantia dos direitos sociais (FALEIROS, 1990). Nesse contexto, segundo Campos (1988, p. 13), a política social alçou um estatuto teórico, no âmbito do Serviço Social, que lhe permitiu realizar a articulação entre a perspectiva analítica de sociedade e de profissão. No Brasil, ao final da década de 1970, os assistentes sociais já se posicionavam fortemente em relação à “formulação das políticas sociais enquanto intervenção estatal”. Essa trajetória lhes possibilitou o diálogo com uma argumentação mais consistente junto aos defensores do “produtivismo econômico” da tecnocracia brasileira. Isso foi possível, por um lado, em razão da gênese da profissão vincular-se ao contexto de enfrentamento da questão social através das políticas sociais, assegurando as condições necessárias para a expansão do capitalismo monopolista (CARVALHO; IAMAMOTO, 1982; NETTO, 1992; MONTAÑO, 1998). Por outro lado, há o reconhecimento de que a política social reveste-se de um caráter contraditório, pois, ao mesmo tempo em que atende aos interesses do capital, atende também às necessidades da classe trabalhadora. Portanto, a sua expansão é marcada pela luta dos trabalhadores na perspectiva da conquista e da consolidação dos direitos sociais (IAMAMOTO, 2003; YAZBEK, 2000; PEREIRA, 2008)1 . 

  • Gabarito: C

  • As políticas sociais são essencialmente contraditórias. Ao mesmo tempo em que atendem as necessidades da classe trabalhadora, também contribuem para a reprodução ampliada do capital, justamente por possibilitar a manutenção da força de trabalho. A depender da correlação de forças no momento histórico em questão, elas alteram a suas características sendo mais universalista ou focalizada.

    RESPOSTA: LETRA C